Insistir em métodos de produção pouco eficientes é perverso com os mais carentes, por Prof. Aluizio Borem 5i1l60

Publicado em 02/01/2023 08:39

Em meio à atual crise energética global, pode ser útil olhar para como as sociedades adas lidaram com problemas semelhantes. É quase esquecido que o mundo no final do século XIX estava à beira da escassez de alimentos, à medida que a população crescia segundo uma progressão geométrica. A solução era encontrar maneiras de aumentar a produtividade agrícola. j151

Ao contrário de hoje, a sociedade daquela respondeu investiu na ciência, e logo os resultados apareceram. A chave para resolver o problema foi a produção de fertilizantes nitrogenados através da síntese de amônia.

A Comunidade Europeia está em uma cruzada silenciosa contra o uso de fertilizantes e em especial contra os nitrogenados. Os rendimentos da agricultura orgânica, que não usa fertilizantes nitrogenados, são, em média, 30% a 40% menores do que os da agricultura convencional. Assim,  seria impossível alimentar o mundo usando apenas métodos orgânicos. Apesar disso, a Alemanha quer que 30% da sua produção agrícola venha a agricultura orgânica, em um momento em que muitos alemães não podem mais se dar ao luxo de comprar alimentos orgânicos devido aos elevados preços.

Enfraquecer a própria produção de alimentos em um momento de crise é uma política suicida.

Na agricultura sempre deve existir lugar para os vários tipos de produção de alimentos: convencional, orgânica, hidropônica, regenerativa, etc para que menos pratos fiquem vazios diariamente.

Quer saber mais sobre a produção de alimentos? Assista os vídeos e se inscreva no Canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaAZ

Por: Prof. Aluizio Borem

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Solubilidade ideal de fósforo aumenta produtividade em culturas de ciclo curto
aporte Verde: vamos comprovar que temos a carne mais sustentável do mundo
A evolução do crédito rural, por Felipe d’Ávila, CEO da AgroForte
O impacto da agricultura de precisão na produtividade e sustentabilidade
Risco de invasões: o que o produtor rural precisa fazer
Agronegócio: reforma tributária traz avanços e desafios, avaliação especialista
undefined