Argentina teve aumento de 8,9% em relação à área média de grãos dos últimos cinco anos 2a2qk

Publicado em 21/06/2017 15:38

Os produtores da Argentina aproveitaram a redução das taxas de exportação de grãos, as chamadas "retenciones", para aumentar a produção agrícola em 2016/17. De acordo com a consultoria Cominagro, a área cultivada na Argentina durante a safra, incluindo a safra de inverno, é estimada em 37 milhões de hectares, o que representa um aumento de 8,9% em relação à área média dos últimos cinco anos. 2x3u2g

O aumento pode ser atribuído a uma mudança na política fiscal iniciada pela istração de Maurício Macri, que eliminou os impostos sobre exportação de milho e trigo e iniciou o processo de redução dos impostos sobre a exportação de soja. Durante a istração anterior, os produtores estavam reduzindo sua área cultivada pela falta de lucros obtidos em contrapartida aos altos impostos, que estavam na faixa de 23% a 35%.

A Cominagro estima que, durante a safra 2016/17, a soja foi plantada em 52,7% da área cultivada na Argentina. O milho foi plantado em 20,1% e o trigo, em 17,2%. O restante dos hectares foi principalmente utilizado para sorgo, girassol e outros grãos pequenos.

Os argentinos estão, atualmente, no processo de plantio do trigo de inverno, mas o tempo de chuva persistente nas últimas semanas atrasou a plantação em algumas partes da Argentina. A Bolsa de Comércio de Rosario estima que a área de trigo na Zona Núcleo irá diminuir 10% devido ao clima úmido que afetou a região.

Nas região norte da província de Buenos Aires, onde houve uma série de episódios de inundações nos últimos seis meses, o plantio de trigo está em, aproximadamente, 30%, enquanto que em áreas fora da zona inundada, ele se aproxima de 80%.

Para a consultoria, a área de trigo 2016/17 na Argentina diminuirá 5,7%, para 6 milhões de hectares. Atualmente, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima essa área em 5,6 milhões de hectares.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Soybeans and Corn Advisor

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos
Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café
Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério
Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso
Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão
China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP
undefined