Governo brasileiro confirma missão japonesa para vistoriar frigoríficos 2a62p

Publicado em 26/03/2025 07:15

3c30x

SÃO PAULO, 25 de março (Reuters) - O governo brasileiro confirmou nesta terça-feira que uma missão japonesa visitará o país sul-americano para inspecionar seus frigoríficos, informou a empresa em comunicado.

Após reunião envolvendo os ministros da Agricultura dos dois países, o Brasil disse que "este o é essencial para abrir o mercado japonês à carne bovina brasileira" e para ampliar o o às exportações de carne suína brasileira para o Japão.

O comunicado não informou quando a missão chegará ao Brasil.

Segundo o comunicado, os ministros dos dois países também am uma carta de intenções com o objetivo de fortalecer a cooperação na recuperação de pastagens degradadas no Brasil, maior exportador de carne bovina do mundo.

O Brasil também disse que o ministro da Agricultura do Japão, Taku Eto, confirmou a aprovação da "regionalização" do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para gripe aviária por município.

Isso significa que quaisquer restrições à exportação de produtos de frango e ovos são limitadas aos municípios onde surtos de gripe aviária são detectados, e não mais a estados inteiros.

O Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em rebanhos comerciais.

Entretanto, em 2023, o Brasil relatou surtos de gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) em granjas não comerciais em estados como Espírito Santo , Santa Catarina e Mato Grosso do Sul , desencadeando proibições temporárias e estaduais de comercialização.

Reportagem de Ana Mano Edição de Oliver Griffin

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Agrodefesa de GO reforça normas para controle de brucelose e tuberculose
A Associação Nacional de Criadores acompanha e avaliza raças presentes no rebanho brasileiro
Arroba do boi gordo pode perder e dos R$300 com o aumento de oferta no curto prazo
Maior oferta de animais no curto prazo pode pressionar arroba e romper e dos R$300
Scot Consultoria: Preços estáveis em São Paulo
Pecuaristas do Vale do Jequitinhonha apostam no sistema lavoura-pecuária
undefined