Mianmar realiza rara exportação de café para Estados Unidos 1y4m3c

Publicado em 23/08/2016 13:34

3c30x

NOVA YORK (Reuters) - Dois carregamentos de grãos de café de Mianmar chegaram nos Estados Unidos neste mês, as primeiras importações em escala comercial em mais de 15 anos, fruto de um programa de desenvolvimento do governo dos EUA para agricultores do país do Sudeste Asiático.

Os dois contêineres, que totalizam 600 sacas de 60 kg, importados pela importadores de café Atlas, de Seattle, são apenas uma fração das 24,8 milhões de sacas de café consumidas anualmente nos Estados Unidos. Mas os embarques podem sinalizar uma boa recepção da diversificação de regiões fornecedoras tradicionais que estão sendo atingidas pela mudança climática.

A Whole Foods Market <WFM.O> comprou 41 sacas e a La Colombe, uma cadeia especializada, comprou 10 sacas. Os grãos arábica vão ser apresentados no café La Colombe, em Washington, nesta terça-feira.

"Ele será vendido como tendo uma origem única e como um café especial que estamos oferecendo", disse o diretor de abastecimento para Allegro Coffee Company, Darrin Daniel, uma subsidiária da Whole Food, que fornece grande parte do café da loja de alimentos.

Mianmar exportou apenas pequenas quantidades de café na década de 1990 e um carregamento de 17 sacas de 60 kg em 2015 foi a primeira entrega desde 2000, mostram dados do governo dos EUA.

(Por Luc Cohen)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Mapa divulga lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo
Colômbia prevê alta de 17,5% na safra de café 2024/25
Preços do café seguiam em queda moderadas nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (23)
Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica
Nestlé vai investir mais R$500 mi em negócios Nescafé no Brasil até 2028
Mesmo com a colheita de café da safra/25 avançando no Brasil, comercialização no mercado físico segue lenta
undefined