Consumo mundial de café aumenta 1,9% e atinge volume de 167,58 milhões de sacas 2y2i2r

Publicado em 10/06/2021 10:40
Europa deverá consumir 32,5% desse volume, Ásia & Oceania 21,9%, América do Norte 18,9%, América do Sul 16,2%, África 7,3% e México & América Central 3,2%, no ano-cafeeiro 2020-2021

Neste contexto global do consumo de café, no ano-cafeeiro em curso 2020-2021, um ranking dos seis blocos econômicos, em termos de volume e respectivo crescimento percentual, em relação ao período anterior, demonstra a seguinte performance em ordem decrescente de volume: a Europa, em primeiro lugar, com 54,25 milhões de sacas a serem consumidas,  apresentará um crescimento de 1,8%; na segunda posição, vem a Ásia e Oceania, com 36,70 milhões de sacas (1,3% de crescimento); e, na sequência, destaca-se a América do Norte, com 31,77 milhões de sacas (3,7%).

Em quarto colocado nesse ranking, figura a América do Sul, com 27,23 milhões de sacas, volume físico que representa um acréscimo de 1,2% em relação ao período anterior; em quinta posição, o continente Africano, com 12,27 milhões de sacas (2,1%); e, por fim, a região que contempla o México e a América Central, o consumo atingirá 5,36 milhões de sacas, o que representará aumento de 0,7%, também se comparado com o consumo do ano-cafeeiro anterior.

Os números e dados estatísticos, ora em análise, da performance do consumo da cafeicultura global, foram obtidos do Relatório sobre o mercado de Café – maio 2021, da Organização Internacional do Café – OIC, instituição representativa da cafeicultura mundial, da qual o Brasil é país-membro. Tal Relatório encontra-se disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, rede integrada de pesquisa coordenada pela Embrapa Café. Convém esclarecer que o ano-cafeeiro para a OIC compreende o período de outubro a setembro. E, ainda, que o consumo e a produção mundiais de café são agrupados pela Organização nos seis blocos econômicos anteriormente citados.

Convém ressaltar que, no mencionado Relatório, a OIC atribui o incremento do consumo mundial de café ao abrandamento das restrições ligadas à pandemia da covid-19 e as perspectivas de uma recuperação econômica subsequente, além da confiança dos consumidores, fatores que têm sinalizado uma tendência positiva no consumo mundial de café. Assim, conforme a Organização, o consumo deverá crescer 2,3% nos países importadores e 1% nos países exportadores.

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Café: Cenário mais favorável da safra brasileira consolida baixas dos futuros no fechamento desta 5ª feira (29)
Preços do café seguem inconstantes e arábica a registrar baixa em NY no início da tarde desta 5ª feira (29)
Produtores do ES e Bahia já colheram cerca de 25% da nova safra de café conilon
Mercado do café segue pressionado pela oferta, e bolsas internacionais caminhavam em lados opostos na manhã desta 5ª feira (29)
Preços do café arábica fecham sessão de 4ª feira (28) caindo para a mínima de 7 semanas
Veranico prejudicou o peso do grão do café arábica
undefined