Em janeiro exportação de ovos comerciais volta a superar os 20 milhões 57483g

Publicado em 24/02/2021 08:41

O levantamento efetuado pelo Ovosite junto ao sistema de estatísticas do comércio exterior – comex stat – aponta que o volume de ovos comerciais exportados segue apresentando evolução pelo quarto mês consecutivo, atingindo o maior volume desde fevereiro de 2016, quase 5 anos atrás. sd

Em janeiro o total embarcado alcançou 22,247 milhões de ovos (quase 61,8 mil caixas) significando evolução próxima de 15% sobre o mês anterior e de quase 170% sobre o mesmo período do ano ado. De toda forma, importante verificar que o alto índice de variação anual – extensivo ao bimestre novembro e dezembro| - se deve ao fato de os embarques do ano anterior terem sido extremamente baixos.

O volume acumulado nos últimos doze meses – fevereiro de 2020 a janeiro de 2021 - alcança 71,142 milhões de ovos e representa quase 28% de aumento sobre o mesmo período imediatamente anterior.
No decorrer de fevereiro – em sua maior parte - o volume de ovos destinados ao mercado interno foi insuficiente para atender o mercado consumidor e, com isso, os preços alcançaram forte evolução. E isso pode ter alterado essa marcha ascendente nos embarques para o mercado externo com os produtores priorizando o atendimento interno.

Mesmo assim, como o total de ovos exportados em fevereiro do ano ado alcançou apenas 2,241 milhões, os volumes mensais embarcados no trimestre novembro/20 a janeiro/21 sugerem que as exportações continuem superando o ano anterior.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

A imensa maioria dos mercados no mundo reconhece a força do sistema sanitário brasileiro, diz Fávaro na CRA
Estado do RS finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária
Em São Paulo, cotações do frango na granja e no atacado sofrem queda nesta terça-feira (26)
Preço da arroba suína em São Paulo cai 3,14% nesta terça-feira (27)
Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária em aves silvestres em Minas Gerais
Brasil negocia com UE e EUA regionalização de embargos comerciais para gripe aviária
undefined