Mais de um terço das exportações de carne de frango dos EUA têm por destino países vizinhos 6bl4v

Publicado em 29/06/2021 08:10

No primeiro quadrimestre de 2021, enquanto as exportações globais de carne de frango dos EUA aumentaram 2,87%, aquelas destinadas aos 10 principais importadores registraram aumento de, praticamente, 14%. 1l6m4r

O detalhe, aqui, é que o quadro atual dos principais importadores difere daquele registrado em 2020. Neste ano entraram para o grupo as Filipinas (quase 150% de aumento), Angola (+127%) e Colômbia (+6,5%). Ou seja: considerados os mesmos 10 principais importadores do ano ado, o volume exportado regrediu mais de 5%. Daí o volume destinado aos demais importadores ter recuado perto de 14%.

Outro detalhe que não escapa é que os atuais 10 maiores importadores respondem por mais de dois terços das exportações dos EUA – 66,8% do total, participação que aumentou 10,66% neste ano e que supera a concentração observada no Brasil (entre janeiro e maio, 10 primeiros importadores brasileiros responderam por 64,5% do total exportado).

Não só isso, no entanto. Pois mais da metade desses 66,8% (mais exatamente, 35,5% do total exportado) tiveram por destino apenas três países. Os vizinhos México (21,8% do total), Cuba (quase 10%) e Canadá (pouco mais de 4%).

No mesmo período, os três países em conjunto absorveram menos de 3% das exportações brasileiras de carne de frango. E, com certeza, não foi apenas por questão de frete.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Coreia do Sul a a embargar apenas carne de frango do RS, diz ministro
Preço do ovo recua 7,2% no atacado em Porto Alegre após gripe aviária, aponta Cepea
Gripe Aviária: MAPA informa mais três suspensões à carne de frango do Brasil
Movimento do mercado dos suínos perde força e pressiona os preços para baixo nesta 6ª feira
Cotações do frango recuam até 6,2% nesta semana com gripe aviária e entrada da segunda quinzena do mês
Descartada suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em Santa Catarina
undefined