Exportação de carne de frango dos EUA aumentou neste ano graças aos países vizinhos 651oc

Publicado em 16/08/2021 08:25

Como apontou na semana ada o AviSite, em 2021 e até junho as exportações de carne de frango dos EUA alcançaram o melhor semestre da história do setor, aumentando quase 6% em relação ao mesmo semestre do ano ado. Desta vez, porém, quem garantiu esse aumento foram os três países vizinhos – Canadá, Cuba e México, especialmente os dois últimos. 511i72

Em 2020, com a reabertura do mercado chinês para a carne de frango dos EUA, a China – que nos cinco anos anteriores nada importara daquele país – tornou-se, de imediato, já no primeiro semestre, a terceira principal consumidora externa do frango norte-americano.

Neste ano, os resultados vêm sendo um pouco diferentes. A China continua no bloco dos 10 principais importadores, mas agora na quarta posição, pois suas importações recuaram quase 30% no primeiro semestre de 2021.

Porém, a questão chinesa não se encerra aí. Pois além da China comunista, também a China nacionalista – isto é, Taiwan – importou menos neste ano (queda de mais de 36%) e, com isso, recuou da segunda posição no primeiro semestre de 2020 para o quinto lugar neste ano.

Menos mal porque as (quase) 85 mil toneladas aí perdidas foram quase totalmente compensadas com o aumento das exportações para Cuba (+96,63%). Mas a expansão maior em termos de volume – 100 mil toneladas a mais – ocorreu com o México, cujas importações aumentaram praticamente 30% (com o Canadá o incremento foi mais moderado, não chegando a 12%).

Neste ano aram a integrar o bloco dos 10 principais importadores dos EUA as Filipinas, Angola e Colômbia, saindo do bloco os Emirados Árabes Unidos, a África do Sul e a Georgia. E o maior destaque entre os novos integrantes cabe às Filipinas que, 13ª colocadas no primeiro semestre de 2020, agora se encontram na 3ª posição. Com isso, a participação das Filipinas nas importações norte-americanas, inferior a 2% no ano ado, subiu neste ano para 5,67% - um aumento de 185%.

Considerados apenas os 10 primeiros importadores, as exportações dos EUA aumentaram quase 18% no semestre. Isto fez a dependência ao bloco subir para quase 68% do total, 11% a mais que o registrado um ano atrás.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

A imensa maioria dos mercados no mundo reconhece a força do sistema sanitário brasileiro, diz Fávaro na CRA
Estado do RS finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária
Em São Paulo, cotações do frango na granja e no atacado sofrem queda nesta terça-feira (26)
Preço da arroba suína em São Paulo cai 3,14% nesta terça-feira (27)
Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária em aves silvestres em Minas Gerais
Brasil negocia com UE e EUA regionalização de embargos comerciais para gripe aviária
undefined