Carne de frango: exportação dos EUA para a China sofre forte desaceleração l3dn

Publicado em 21/10/2021 08:16

Dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) indicam que as exportações norte-americanas de carne de frango seguem num bom ritmo: entre janeiro e agosto deste ano ficaram próximas dos 2,3 milhões de toneladas, aumentando 5,35% em relação aos mesmos oito meses de 2020. 2z542h

Índice de incremento praticamente similar (+5,25%) é observado no acumulado dos 12 meses encerrados em agosto de 2021, período em que as exportações de carne de frango dos EUA ultraaram ligeiramente os 3,450 milhões de toneladas.

Observa-se, entretanto, que as cerca de 116 mil toneladas adicionais contidas nessa expansão são devidas, sobretudo, ao país vizinho, o México. Porque as exportações para a China (e não só a comunista, mas também a nacionalista, Taiwan) sofreram, no período, queda superior a 120 mil toneladas, volume que significou retrocesso anual de, respectivamente, 31% e 39%.

Em relação à China continental, o Brasil também enfrenta redução de volume no corrente exercício. Mas, no período considerado, a queda não chegou a 6%, correspondendo a 26 mil toneladas a menos. Já para os EUA, a redução representou praticamente o dobro (51,1 mil toneladas a menos). Isto, sem considerar que o total exportado pelos EUA para a China (112,7 mil/t) representou apenas um quarto do exportado pelo Brasil (435,2 mil/t).

Quanto a Taiwan, as exportações brasileiras vêm sendo absolutamente marginais. Pela SECEX/ME, entre janeiro e agosto de 2021, ficaram restritas a pouco mais de 250 kg de carne de frango.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

A imensa maioria dos mercados no mundo reconhece a força do sistema sanitário brasileiro, diz Fávaro na CRA
Estado do RS finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária
Em São Paulo, cotações do frango na granja e no atacado sofrem queda nesta terça-feira (26)
Preço da arroba suína em São Paulo cai 3,14% nesta terça-feira (27)
Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária em aves silvestres em Minas Gerais
Brasil negocia com UE e EUA regionalização de embargos comerciais para gripe aviária
undefined