Suínos/Cepea: Boletim destaca queda nos preços em março e custos de produção em alta 443n3i

Publicado em 17/04/2025 07:09

Mercado em março 216gh

Após a recuperação observada em fevereiro, os preços do suíno vivo e da carne voltaram a cair ao longo de março. Mesmo com a desvalorização, as médias mensais seguiram mais de 20% acima das registradas em março/24 em algumas praças monitoradas pelo Cepea. Segundo levantamentos do Centro de Pesquisas, o suíno vivo posto na região SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba) foi cotado à média de R$ 8,56/kg em março, 3,3% abaixo da de fevereiro. Já em relação ao mesmo período do ano ado, o animal está 17,9% mais valorizado, em termos reais (deflacionado pelo IGP-DI de março/25). 

Exportações

Em março, o Brasil exportou 114,7 mil toneladas de carne suína (in natura e produtos industrializados em março), aumento de 1,4% em relação ao volume de fevereiro/25 e significativos 26,5% acima do de março/24, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Destaca-se que a média diária de embarques em março foi a segunda maior da série histórica da Secex, iniciada em 1997, sendo de 5,4 mil toneladas, 6,9% superior à de fevereiro/25 e 37,1% acima da de março/24.

Relação de troca e insumos

Em março, o setor suinícola nacional enfrentou um cenário desafiador diante da valorização do milho e da queda no preço do suíno vivo. No mês, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa do milho (Campinas – SP) atingiu a casa dos R$ 90/saca de 60 kg, patamar nominal que não era observado pelo Cepea desde abril de 2022.

Carnes concorrentes

As vendas de carne suína estiveram lentas ao longo de março, enquanto a oferta de animais para abate – e, consequentemente, de proteína no atacado – permaneceu ligeiramente elevada. Esse cenário resultou em quedas nos preços médios mensais das carcaças especial suína comercializada no mercado atacadista. Os valores médios das principais carnes substitutas, a bovina e a de frango, também caíram de fevereiro para março, mas os movimentos de baixa ocorreram de forma menos intensa do que o observado para a proteína suína.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Baixas proeminentes para o mercado do frango nesta quinta-feira (29)
Valor do suíno vivo cai nas principais praças nesta quinta-feira (29)
Suinocultura independente: Final de mês e especulação por caso de gripe aviária derrubam preços do suíno
Governo de MS e Codesul discutem articulação conjunta para prevenção da gripe aviária
Santa Catarina completa 10 anos livre da peste suína clássica
Governo de Minas reforça medidas para evitar disseminação da gripe aviária
undefined