Colheita de grãos do Cazaquistão quase concluída; pretende exportar 12 milhões de toneladas rj2j

Publicado em 24/10/2024 07:00

3c30x

ASTANA, 23 de outubro (Reuters) - Agricultores cazaques debulharam 26,5 milhões de toneladas métricas de grãos, com a colheita 99,7% concluída, disseram autoridades na quarta-feira, acrescentando que o país da Ásia Central pretende exportar 12 milhões de toneladas da safra deste ano.

O governo de Astana também espera resolver problemas com a Rússia, que restringiu o trânsito de grãos cazaques, em um futuro próximo, disse o vice-primeiro-ministro Serik Zhumangarin.

O vice-ministro do Comércio, Kairat Torebayev, disse que o Cazaquistão pode exportar entre 7 milhões e 7,5 milhões de toneladas de trigo, 1,3 milhão a 1,4 milhão de toneladas de cevada, 300.000 toneladas de milho e 1 milhão de toneladas de sementes oleaginosas nesta temporada.

Na temporada anterior, o Cazaquistão perdeu sua participação em muitos mercados, disse Torebayev, depois de colher apenas 16,6 milhões de toneladas de grãos e enfrentar forte concorrência de preços.

O país não publicou dados oficiais sobre as exportações na temporada de comercialização de 2023/24, mas o Departamento de Agricultura dos EUA as estimou em 10,5 milhões de toneladas.

Nesta temporada, os países vizinhos da Ásia Central e o Afeganistão continuarão sendo os principais mercados de exportação, disse Torebayev em uma reunião do governo, mas o Cazaquistão também quer aumentar as exportações para a Europa, Oriente Médio e China, além de atingir os mercados do Sudeste Asiático.

O Cazaquistão também está promovendo seu trigo nos mercados do Paquistão, Indonésia, Brasil e Malásia, disse Torebayev, acrescentando que fechou acordos preliminares para enviar 1 milhão de toneladas de trigo para a Itália, 600.000 toneladas para a Armênia e 200.000 toneladas para o Norte da África.


Reportagem de Tamara Vaal
Escrita de Olzhas Auyezov
Edição de Janane Venkatraman e David Goodman

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno
Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa
Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22
Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações
Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária
Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas
undefined