Uva/Cepea: Exportações brasileiras têm bom desempenho em janeiro em relação há um ano 6j2g4l
As exportações brasileiras de uva recuaram em janeiro, como de costume. Porém, ao menos, houve um aumento frente a janeiro do ano ado. Segundo dados do Comex Stat, o volume enviado foi de 2,06 mil toneladas, recuo de 86% frente a dezembro/24, mas avanço de 18% ante janeiro/24. Esse número foi o maior para o mês de janeiro dos últimos seis anos, perdendo apenas para 2019, quando foram enviadas 3,66 mil toneladas de uvas. Entretanto, o avanço no volume não foi seguido pela receita, que ficou praticamente estável em relação a janeiro/24, ficando em US$ 5,32 milhões (-1%). 4d3zs
Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, o aumento se deve à boa demanda dos países importadores, como Estados Unidos e Reino Unido, efeito da manutenção dos acordos prolongados devido aos entraves logísticos de países concorrentes, como foi o caso do Peru e da África do Sul. Embora o ano tenha começado com bons resultados, o cenário deve ser de redução de oferta das uvas Cat 1 e - parâmetros de qualidade necessários para exportação - em fevereiro, principalmente para as variedades brancas sem semente, devido ao reflexo das chuvas intensas de janeiro no Vale do São Francisco (PE/BA), principal região exportadora. Essa redução de oferta doméstica pode favorecer novamente as importações. Em janeiro, a compra foi de 771,60 toneladas, aumento de 114% frente a janeiro do ano ado, o maior volume desde 2019.
Caso as chuvas permaneçam no Vale, a produção brasileira pode seguir contida, prejudicando as exportações e favorecendo as importações. Agentes relatam que há certa carência de estratégias voltadas à mitigação dos desafios climáticos para manutenção da qualidade e dos volumes de produção, o que precisa ser trabalhado.