Chuvas melhoram condições do milho na Argentina e plantio volta a avançar 2o4d2l

Publicado em 26/01/2023 15:37
Bolsa de Buenos Aires indica melhora nas áreas mais tardias, mas manutenção de perdas nas mais precoces

3c30x

Nesta quinta-feira (26), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que as últimas chuvas registradas ajudaram ao plantio da safra avançar para 94% dos 7,1 milhões de hectares projetados. 

“Depois de uma semana de chuvas em grande parte da zona agrícola, continuaram os trabalhos de semeadura de milho para grão comercial nas províncias do centro e norte do país. Apesar de ar pelas últimas semanas da janela de semeadura, os produtores aproveitam a melhora na disponibilidade hídrica para ampliar as adições do cereal”. 

No momento, a BCBA classifica as lavouras de milho da Argentina com 12% em condições boas ou excelentes, 49% normais e 39% regulares ou ruins. Além disso, 51% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 49% regular ou seca.    

Na semana ada, esses índices eram de 5% boas ou excelentes, 48% médias e 47% ruins. Do lado das condições hídricas, 43% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 57% com regulares ou secas.    

A publicação destaca que, as precipitações mencionadas anteriormente, embora melhorem as perspectivas do plantio tardio do cereal, não permitem melhorar a condição das primeiras lavouras. 

“O estresse termo-hídrico sofrido por essas parcelas durante grande parte de seu ciclo gerou plantas com baixo crescimento e baixo número de grãos por espiga. Infelizmente, parte da área de milho precoce está sendo utilizada para roçagem a fim de gerar reservas de forragem para o gado, principalmente leiteiro”, explica.

Lavouras de milho tardio com pontencial de rendimento muito baixo devido aos estresse hídrico. Rafaela, Santa Fe
Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Milho: Em 3ª feira de intensa volatilidade, preços retomam fôlego e fecham com mais de 1% de alta na B3
Milho a a operar em campo misto na B3, enquanto Chicago segue recuando nesta 3ª feira
Milho registra novas e boas altas na B3 nesta 3ª, apesar de recuo do dólar e colheita da safrinha
Radar Investimentos: mercado de milho permaneceu travado nesta segunda-feira no Brasil
Milho fecha em alta na B3 nesta 2ª feira, acompanhando leves ganhos do dólar
DATAGRO eleva estimativa da produção brasileira de soja e milho 2024/25
undefined