Exportações de soja do Paraguai encerram o ano com bons resultados 3r415q

Publicado em 27/12/2016 13:32

As exportações de soja em grão do Paraguai alcançaram 5.370.230 toneladas na presente temporada, frente às 4.403.986 toneladas de 2015, o que representa um aumento de 970 mil toneladas a mais, ou 18%. O maior volume obedece também a um volume de produção de soja maior nesta temporada. 64654g

Os destinos mais importantes da soja paraguaia são a União Europeia, com uma aquisição de 29% de volume exportado. Em seguida vem a Rússia, com 18%, Turquia, com 13%, Brasil, com 8%, Argentina, com 7%, México, com 6%, África do Sul, com 5%, Israel, com 5%, Coreia do Sul, com 3% e outros destinos com 6%.

Se destaca também a industrialização de soja no país, já que nos últimos anos a moagem triplicou, ando de um processamento de 1,43 milhões de toneladas em 2011 para 4 milhões de toneladas em 2016.

Este ano também buscaram iniciar o processo de renovação do Convênio de Soja Tolerante a Altas Temperaturas no Chaco, com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Também foi desenvolvido um novo projeto para os processos de plantio direto no país, mediante uma aliança entre a Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco) e a Federação Paraguaia de Plantio Direto para uma Agricultura Sustentável (Fepasidias).

"Mas, sem dúvidas, o ponto mais relevante foi o excelente ano agrícola, que nos deixou uma boa colheita de soja e de milho e uma das melhores colheitas de trigo dos últimos anos", disse José Berea, titular da Capeco.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: ElAgro.com.py

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt
China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil
Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre
Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira
undefined