Tornados em Santa Catarina afetam algumas áreas de trigo, mas prejuízos se concentram no setor de proteína animal 4g4u30

Publicado em 17/08/2020 10:54 e atualizado em 18/08/2020 07:50
Lavouras de inverno na região de Campos Novos foram as mais afetadas, mas maior parte dos estragos foi sentida na região do meio oeste catarinense, a maior produtora de proteínas animais do estado. Perdas foram nas estruturas da cadeia e nos animais mortos.
Enori Barbieri - Vice Presidente da FAESC

Podcast 2q3x6p

Tornados em Santa Catarina afetam algumas áreas de trigo, mas prejuízos se concentram no setor de proteínas animais e6o5f

 

Neste final de semana Santa Catarina foi atingida por chuva forte, granizo e tornados que causaram prejuízos nas áreas agrícolas do estado. Na sexta-feira, por exemplo, foram 100 mm acumulados em apenas duas horas.

Segundo o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, a região mais atingida foi a meio oeste, a principal produtora de frangos e suínos, em cidades como Tangará, Caçador, Treze Tílias, Água Doce (onde 700 casas foram destelhadas) e Ibicaré.

O setor de proteínas foi o de maior prejuízo, com morte de animais e destruição de estruturas da cadeia. Barbieri destaca que vai levar um tempo até que tudo se recupere e que tanto a Faesc quanto o governo do estado estão se mobilizando para auxiliar os produtores.

Já nas áreas de lavouras, o município de Campos Novos foi o mais afetado para a cultura do trigo que foram praticamente dizimadas, mas a maior parte de lavouras catarinenses neste momento estão em preparo para a próxima safra de verão.

Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da Faesc no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Unigel firma acordo com Petrobras sobre fábricas de fertilizantes no Nordeste
Monitor da Amcham aponta alta de 9,4% no comércio Brasil–EUA até abril de 2025
Câmara e Senado participam do 11º Fórum Parlamentar do BRICS para debater o papel dos Parlamentos na construção de uma governança global mais inclusiva e sustentável
Setor celebra o Dia do Trabalhador Rural com liderança em empregos e alta valorização profissional
Nova cultivar de feijão carioca da Embrapa garante mais produtividade e qualidade de grãos
Publicada classificação de risco por país no Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR)
undefined