COP 27: Brasil é um exemplo para o mundo em produção agropecuária sustentável 4kr6u

Publicado em 21/11/2022 18:55 e atualizado em 24/11/2022 09:43
Fernando Schwanke, diretor de projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura - IICA/OEA, falou no Conexão Campo Cidade sobre as iniciativas de preservação ambiental desenvolvidas no Brasil, que foram mostradas na conferência climática COP 27, realizada no Egito
Conexão Campo Cidade

Podcast 2q3x6p

COP 27: Brasil é um exemplo para o mundo em produção agropecuária sustentável 4kr6u

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

A conferência climática COP 27, realizada no Egito, encerrou no último domingo (20). Por lá, são discutidas medidas para combater as mudanças do clima no planeta. No Brasil, a agropecuária sofre críticas, apontada como responsável pelos gases de efeito estufa no país.

Entretanto, as medidas desenvolvidas por aqui são exemplo de produção sustentável ambientalmente para todo o mundo. Para falar sobre isso, o Conexão Campo Cidade desta semana contou com a participação de Fernando Schwanke, diretor de projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura - IICA/OEA.

“Nós somos o grande setor que pode contribuir com a mitigação das mudanças climáticas” 3i5jq

Conforme apontou Fernando Schwanke, a produção de alimentos tem sido atacada por defensores da agenda climática, contudo o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) tem feito um trabalho de levar ao centro dessas discussões o papel da agricultura para combater o aquecimento global.

Segundo ele, “nós somos o grande setor que pode contribuir com a mitigação das mudanças climáticas”. Dessa forma, a agricultura precisa ter uma postura diferente nessas discussões.

 

Os ministérios de Agricultura precisam entrar nas discussões climáticas 1m2j2x

Outro ponto destacado por Schwanke é de que as questões climáticas são debatidas entre ministérios de Meio Ambiente e de Economia, deixando a Agricultura, mesmo que sejam discutidos temas diretamente ligados ao setor. “São definidos critérios e empurrados goela abaixo”, argumentou o diretor.

Por esse motivo, o IICA realizou uma reunião de ministros da agricultura em San José, capital da Costa Rica, onde foram definidas mensagens a serem levadas a COP 27 e apresentar a agricultura como solução para as emissões de carbono, não mais vilã.

 

Brasil é um exemplo para outros países 1z6w4h

Em meio a essas discussões, Schwanke afirmou que quando sai do Brasil e olha para outros países, nenhum tem iniciativas de agricultura de baixo carbono na América, integração lavoura pecuária floretas, plantio direto, incentivo à captura de carbono da atmosfera por meio de créditos carabono, etc.

Porém, conforme destacou o convidado, chegará um momento em que a agricultura do mundo inteiro vai precisar tomar essas medidas, e o Brasil já está à frente de todo o planeta nesse sentido.

Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos
Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café
Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério
Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso
Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão
China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP
undefined