Chuvas ainda devem ficar concentradas sobre a região Central do Brasil nos próximos dias j343b

Publicado em 31/01/2018 14:44
Modelos climáticos convergem com previsão de mais chuvas para região Central do Brasil e acumulados diários podem chegar a até 100 mm no Centro-Oeste. No Sul do país, chuvas voltam somente na segunda semana de fevereiro.
Confira a entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet

3c30x

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca nesta quarta-feira (31) que as chuvas se confirmaram para o Centro-Norte do Brasil, bem como a região Sul enfrenta uma condição mais escassa. Isso ocorre porque uma circulação de alta pressão empurra toda a nebulosidade para a região sudeste.

Além disso, a Zona de Convergência do Atlântico Sul também segue em ação. O Tocantins chega a ter pontos com acumulados de até 45mm, volumes que tendem a continuar e, até mesmo, aumentar para o Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

No Sul, as temperaturas ficaram mais baixas, com registros de geadas em algumas localidades. Com a alta pressão se deslocando para o oceano, um leve aquecimento começa a voltar para a região, inibindo a formação de nuvens.

Para os próximos dias, a tendência é que haja uma diminuição drástica para as chuvas no Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, Goiás, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, os volumes podem ultraar os 100mm.

Por: Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Tempestade atinge o oeste do país a partir desta terça (27)
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (28) para todo o Brasil
Novos zoneamentos climáticos vão ampliar a produção de batata voltada ao mercado e à indústria
Índia prevê chuvas acima da média para impulsionar economia
Região sul em alerta para clima extremo, com frente fria causando temporais, ventos fortes e risco de geada
Defesa Civil alerta para temporais no Paraná e reforça apoio aos municípios
undefined