Exportação de arroz subiu 800% em janeiro/22 e restante do ano deve seguir aquecido 3zz6b

Publicado em 16/02/2022 10:19 e atualizado em 16/02/2022 11:06
Alto preço dos fretes marítimos e perspectivas de perda na safra brasileira são pontos de atenção para manutenção deste cenário otimista
Carolina Telles Matos - Gerente de Exportação da Abiarroz

Podcast 2q3x6p

Exportação de arroz subiu 800% em janeiro/22 e restante do ano deve seguir aquecido 3zz6b

O ano de 2022 começou forte para as exportações brasileiras de arroz que, no fechamento de janeiro, superaram em 800% os volumes embarcados e em 400% a receita obtida, em comparação ao mesmo mês de 2021.

Segundo a gerente de exportação da Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz), Carolina Telles Matos, este resultado é prova do reconhecimento da qualidade do arroz brasileiro no mercado internacional e fruto de um trabalho constante de promoção do produto nacional.

O principal destino destas exportações de janeiro, a exemplo do que já tinha acontecido no ano de 2021, foi o Peru, mas novos players apareceram com destaque como Portugal e Espanha, que não eram destinos tradicionais e começaram a receber as cargas brasileiras.

A expectativa da Abiarroz é que o ano de 2022 siga sendo positivo para as exportações, mas Matos destaca alguns pontos de atenção que poderiam prejudicar este otimismo. O alto custo dos fretes marinhos, a baixa disponibilidade de containers que segue presente na logística e as perdas de produção da atual safra brasileira que vão começar a ser contabilizadas com o início da colheita.

Confira a íntegra da entrevista com a gerente de exportação da Abiarroz no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22
Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações
Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária
Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas
Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste
Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz
undefined