Produção leiteira robotizada pode elevar entre 10% a 15% a captação de leite 1w1w5w

Publicado em 07/06/2021 15:35
Robô e softwares controlam desde a ordenha, reprodução, até o direcionamento da oferta de concentrado para os animais
João Vicente Pedreira - Gerente Comercial da Lely

Podcast 2q3x6p

Entrevista com João Vicente Pedreira - Gerente Comercial da Lely sobre a Introdução de robôs na produção de Leite 2y4d2b

 

A robotização no manejo das vacas leiteiras pode fazer a captação do leite aumentar e reduzir o gasto com o alimento concentrado, direcionado aos animais que estejam, de fato, com a necessidade do consumo do produto. Segundo o gerente comercial da Lely, fabricante de robôs e softwares para a pecuária leiteira, João Vicente Pedreira, o número médio de ordenhas/dia por vaca pode ar de 2 (no sistema mecanizado) para 3 no robotizado, elevando entre 10% a 15% na captação. 

"Para quem já consegue fazer uma média de três ordenhas por dia, implantando o sistema robotizado é possívelo ter um ganho de cercad e 8%", aponta Pedreira. 

Além de melhorar a captação, o sistema mostra ao produtor quais animais estão no pico produtivo e qual está entrando em fase final de lactação, época de cio para fazer a inseminação, problemas de saúde das vacas e qualidade do leite.

O mecanismo também permite que toda a movimentação das vacas seja acompanhada à distância, até o oferecimento de água e alimento, direcionando e otimizando a oferta do concentrado de forma personalizada a cada animal. Com o acompanhamento detalhado da rotina das vacas, o produtor consegue tomar as decisões de manejo de maneira mais eficiente e antecipada, além de promover maior longevidade às vacas por meio do bem-estar animal. 

"Para o produtor que já tem a estrutura de confinamento e os animais, a estimativa é de que o investimento para o manejo robotizado seja de cerca de R$ 1 milhão, que acaba se pagando em torno de quatro anos e meio, cinco anos", explica.

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

ITESP impulsiona melhoramento genético do gado leiteiro
Com apoio do Senar/MT, produtora rural de Torixoréu aumenta produção de leite em 72%
Especialista explica como escolher o subproduto e o que é preciso planejar antes de definir a dieta
Leite/Cepea: Depois de altas consecutivas no 1° trimestre, preços sinalizam queda em abril
Sindilat/RS transforma produção do concurso leiteiro em gesto solidário
Com projeção de aumento de até 2,5% na produção de leite para o segundo semestre, pecuarista tem que se planejar
undefined