Com entraves na modernização da malha viária no Brasil, armazéns nas propriedades ajudariam regular fluxo no escoamento da safra 491a42

Publicado em 06/12/2017 10:18
Competitividade do agronegócio brasileiro ainda esbarra no elevado custo logístico e na infraestrutura limitada do país. Dados da ABAG mostram que menos de 30% da malha utilizável de ferrovias é usada para o escoamento da safra.

3c30x

Claudio Graeff, coordenador do Comitê de Logística e Competitividade da Abag, comenta que o Brasil possui várias necessidades de infraestrutura e crescimento que já são conhecidas por todos, mas que, agora, é necessário um plano de ação efetivo para resolver este problema a curto prazo.

As commodities exportadas pelo país possuem seu preço orientado e coordenado pelo mercado internacional. Neste contexto, ter controle dos custos de produção é importante.

Ele lembra que menos de 30% da malha utilizável de ferrovias é usada para este fim. Contudo, a construção de novas obras, como a Ferrogrão, anunciada recentemente pelo Governo Federal, pode levar cerca de sete anos. Por isso, ele destaca que a armazenagem  nas propriedades pode ser uma alternativa paliativa para essa questão.

O Brasil possui cerca de 16% de armazenagem, enquanto os Estados Unidos, 75%. O produto brasileiro, portanto, está concentrado dentro de caminhões e não é possível colocar mais caminhões na estrada. Logo, ele acredita que o investimento para regular essa saída é necessário.

O Governo possui recursos públicos limitados para a infraestrutura, com muitas burocracias envolvidas nestes programas, como avalia Graeff. Assim, o coordenador destaca que deve haver uma maior disseminação de informações sobre este assunto, demonstrado a partir de números, para convencer os produtores rurais, que vivem um momento mais profissional no agronegócio, a colocarem as contas no papel e a realizarem este tipo de investimento.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Apesar da queda nos preços do petróleo, colheita do milho safrinha deve ser marcada por fretes elevados
Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete
Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola
Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre
Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações
Vports amplia em 70% a capacidade de receber navios Panamax no Porto de Vitória (ES)
undefined