Milho deve continuar pressionado ao longo de 2023 e demanda atenção ao clima e a logística 475d1s

Publicado em 31/03/2023 15:00
Agrifatto destaca papel fundamental do clima e da logística para definição dos preços do milho no Brasil e nos Estados Unidos
Stefan Podsclan - Consultor de Grãos e Projetos na Agrifatto

Podcast 2q3x6p

Milho deve continuar pressionado ao longo de 2023 e demanda atenção ao clima e a logística 475d1s

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aumentou a projeção de plantio do milho para a nova safra dos EUA. Sendo assim, a produção e os estoques norte-americanos deverão ser maiores, o que tende a pressionar as cotações do milho no mercado internacional. 

O Consultor de Grãos e Projetos na Agrifatto, Stefan Podsclan, aponta que a pressão já começou a aparecer nos contratos do segundo semestre da Bolsa de Chicago (CBOT) e deverá seguir presente ao longo de 2023, a não ser que haja algum problema climático que dificulte o desenvolvimento das lavouras dos Estados Unidos. 

Aqui no Brasil, as cotações seguem recuando desde a virada de 2022 para 2023 e já estão perdendo o patamar de R$ 80,00 na Bolsa Brasileira (B3) e em diversas praças. O consultor explica que os estoques elevados de safras adas, como trigo, e a colheita elevada de verão estão dificultando os movimentos logísticos, e isso força quedas nos preços.  

Como as previsões também são de aumento na área cultivada e na produção da segunda safra brasileira, a tendência por aqui também é de cotações pressionadas em 2023. Como pontos de atenção ao produtor, Podsclan elenca o clima para o desenvolvimento das lavouras, em especial aquelas semeadas fora de janela, e a logística que pode dificultar o escoamento da produção. 

Confira a íntegra da entrevista com o Consultor de Grãos e Projetos na Agrifatto no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Milho fecha 5ª feira em queda na B3 e em Chicago, em dia de ajustes e realização de lucros
IGC aumenta previsão da safra mundial de milho 2025/26 com leve revisão para Brasil
Radar Investimentos: comercialização da segunda safra de milho no Brasil avança lentamente
Clima adverso em regiões-chave de produção no mundo todo puxam preços do milho em Chicago e na B3
Em cenário de incertezas com gripe aviária, o Brasil pode colher recorde de 112,9 milhões de toneladas de milho na segunda safra, avalia Agroconsult
Agroconsult vê recorde para 2ª safra de milho do Brasil
undefined