Plantio do trigo avança no Paraná e perspectiva é de safra cheia neste inverno 2o1e3s

Publicado em 16/06/2021 09:59 e atualizado em 16/06/2021 10:47
Atividades já aconteceram em 85% das lavouras com Deral esperando aumento de 4% na área cultivada e produção final de 3,8 milhões de toneladas. Projeção de rentabilidade também é maior do que a da safra ada e anima os produtores
Carlos Hugo Godinho - Engenheiro Agrônomo do Deral

Podcast 2q3x6p

Plantio do trigo avança no Paraná e perspectiva é de safra cheia neste inverno 2o1e3s

 

O Paraná já plantou 85% dos hectares esperados para a safra de trigo neste inverno. Após um começo com falta de chuvas entre abril e maio, as condições climáticas melhoraram e as atividades avançaram bem nas últimas três semanas.

De acordo com os últimos números do Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a expectativa é que a área cultivada cresça 4% com relação à safra ada e a produção final chegue às 3,8 milhões de toneladas.

O engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, aponta que as previsões para a sequência da safra mostram normalidade climática com temperaturas amenas e chuva dentro da média esperada, o que deve garantir essa produção 800 mil toneladas maior do que a de 2020.

O risco para as lavouras agora a a ser a ocorrência de geadas. O engenheiro explica que, neste momento, as plantas ainda em germinação não sofreriam muito caso o fenômeno fosse registrado, mas que em 30 dias as lavouras vão estar suscetíveis a perdas devido as geadas.

Do lado do mercado, as perspectivas também são positivas. Godinho destaca que os custos de produção subiram 30% em um ano, mas que os preços do trigo saltaram 50% no mesmo período, o que deixa a possibilidade de rentabilidade em 2021 ainda maior do que a alcançada no ano ado.

Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Brasil vive entressafra e bem pouco trigo disponível, mas com preços ainda pressionados
Trigo: Projeção de nova boa oferta do Hemisfério Norte pressiona preços globais e no BR
Brasil inicia nova safra de trigo com redução de área maior do que o esperado
Trigo: Consumo maior vem compensando aumento de oferta e nova safra ainda não deve equilibrar estoques globais
Tarifaço de Trump pode afastar compradores asiáticos do mercado norte-americano e trigo da América do Sul pode se mostrar ainda mais competitivo
Oferta escassa de trigo mantém preços elevados no Brasil
undefined