Geadas chegam ao Paraná com 27% do trigo em estágio suscetível ao dano 3z6l1g

Publicado em 30/07/2021 10:16
Tamanho do prejuízo só será mensurado quando as lavouras entrarem em enchimento de grão, mas perdas podem chegar à 100% na áreas atingidas
Carlos Hugo Godinho - Engenheiro Agrônomo do Deral

Podcast 2q3x6p

Geadas chegam ao Paraná com 27% do trigo em estágio suscetível ao dano 3z6l1g

 

Os produtores paranaenses confirmaram a animação inicial com a safra de inverno e plantaram 5% mais áreas de trigo do que a atingido na safra ada, com crescimento destaque para a região Sul do estado. Depois do plantio, o estado já ou por geadas que atingiram as lavouras em diferentes estágios de desenvolvimento. 

Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, as geadas do final de junho não tiveram impacto nas lavouras, as de 19/20 de julho atingiram 1% da área que já estava com espigas expostas, mas as ocorrências desta semana encontraram 27% das lavouras em estágio mais suscetíveis aos danos.

O especialista destaca que só será possível contabilizar as perdas quando as plantas entrarem em enchimento de grãos. Sendo assim, a projeção oficial do departamento segue sendo de produção ao redor das 3,9 milhões de toneladas.

Godinho aponta ainda que os bons preços do trigo no mercado devem garantir rentabilidade para quem conseguir colher bem, mas ressalta que muitas áreas podem ter perdas de até 100% em caso de geadas fortes nas fases mais críticas.

Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Brasil vive entressafra e bem pouco trigo disponível, mas com preços ainda pressionados
Trigo: Projeção de nova boa oferta do Hemisfério Norte pressiona preços globais e no BR
Brasil inicia nova safra de trigo com redução de área maior do que o esperado
Trigo: Consumo maior vem compensando aumento de oferta e nova safra ainda não deve equilibrar estoques globais
Tarifaço de Trump pode afastar compradores asiáticos do mercado norte-americano e trigo da América do Sul pode se mostrar ainda mais competitivo
Oferta escassa de trigo mantém preços elevados no Brasil
undefined