Estratégia para dobrar produção de trigo no PR a por garantia de renda aos produtores 5t23b

Publicado em 10/09/2021 15:25
Coopavel desenvolve programa para fomentar a produção de trigo no estado subsidiando juros na compra de insumos, cobrindo lavouras com seguros e travando preço de venda em R$ 100,00 a saca, para garantir 60% de lucro na safra 2022
Dilvo Grolli - Diretor Presidente da Coopavel

Podcast 2q3x6p

Estratégia para dobrar produção de trigo no PR a por garantia de renda aos produtores 5t23b

 

A atual safra de trigo no Paraná está nos campos e, na região de atuação da Coopavel, está se desenvolvendo bem, com as lavouras se recuperando das geadas de junho e julho e mantendo potencial de chegar em uma produção de 3,5 ou 4 milhões de toneladas.

Porém, o planejamento de ações para as próximas safras já está acontecendo com o lançamento do programa Coopavel Mais Trigo pela cooperativa do oeste do Paraná. O programa visa fomentar o aumento no cultivo de trigo dando uma série de garantias aos produtores.

O diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, explica que o primeiro dos pilares será a aquisição de insumos via cooperativa com juros 0. O segundo é a cobertura das lavouras com seguro agrícola e o terceiro é o travamento de preço de compra do trigo com o valor de R$ 100,00 a saca.

A liderança aponta que, caso a produtividade média seja de 60 sacas por hectare, os produtores irão garantir lucratividade de 60% já para a safra 2022.

O objetivo da entidade é que os atuais 130 mil hectares cultivados na região saltem para 250 mil nos próximos cinco anos, e a produção geral do estado saia de 3,5 milhões de toneladas e chegue em 7 milhões até 2026.

Confira a íntegra da entrevista com o diretor presidente da Coopavel no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS 236gw

Brasil vive entressafra e bem pouco trigo disponível, mas com preços ainda pressionados
Trigo: Projeção de nova boa oferta do Hemisfério Norte pressiona preços globais e no BR
Brasil inicia nova safra de trigo com redução de área maior do que o esperado
Trigo: Consumo maior vem compensando aumento de oferta e nova safra ainda não deve equilibrar estoques globais
Tarifaço de Trump pode afastar compradores asiáticos do mercado norte-americano e trigo da América do Sul pode se mostrar ainda mais competitivo
Oferta escassa de trigo mantém preços elevados no Brasil
undefined