Preços dos alimentos em abril têm menor alta em 10 dias 582a4m
Os preços dos alimentos tiveram em abril a menor alta dos últimos 10 anos para o mês e contribuíram de forma expressiva para que a inflação no mês ado ficasse abaixo das expextativas do mercado, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). 40714k
A entidade fez um comunicado para analisar o comportamento do Índide de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, divulgado pelo IBGE. O IPCA geral foi de 0,22%, abaixo da projeção de 0,28% feita pelo mercado, enquanto os alimentos tiveram inflação de 0,09%.
Em abril, os produtos agropecuários com as maiores quefas foram a batata inglesa (-4,31%), por conta do aumento de oferta, seguido por açúcar cristal (-2,8%), em razão do aumento da produção mundial e da colheita no Brasil, frango inteiro (-2,08%), café moído (0,36%) e carnes (0,31%).
Em 12 meses, o IPCA para os alimentos registrou queda de 2,11%, puxado pelo grupo alimentação em domicílio, onde estão os produtos agropecuários, que apresenta deflação de 4,68% no período. Por outro lado, a elevação total do IPCA em 12 meses foi de 2,76%.
Com este cenário de expectativas de inflação abaixo da meta do governo para 2018, a CNA avalia que há espaço para mais um corte na taxa básica de juros da economia (Selic), que hoje está em 6,5%.
0 comentário 176t6r

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP