Senar/MS auxilia produtora a gerenciar propriedade e estabelecer novos objetivos na apicultura 51l5h
Diante de alguns percalços encontrados na atividade de apicultura, a produtora rural Rosana Cruz, de Selvíria, encontrou respostas junto à Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Com o e no gerenciamento e planejamento de ações, ela superou desafios e ou a produzir mais mel, com menos colmeias. Esse é o case de sucesso do #TransformandoVidas desta semana. 6fo4b
“Eu conheço o Senar há muito tempo, através do Sindicato Rural, e já havia feito vários cursos. Decidi procurar a Assistência Técnica para melhorar a produção de mel. Foi tudo muito bom, porque a gente já tinha feito cursos, mas com a assistência a gente aprendeu a dividir as coisas, aprendi a somar o que compra, o que gasta, tudo com auxílio do técnico. Quando aprendemos como se faz as coisas, dá para ter um controle maior de tudo, na vida e nos negócios”, lembra a produtora, que atua na apicultura desde 2015.
Ao longo da atividade, ela encontrou alguns desafios e teve de fazer um replanejamento de suas ações. “Por exemplo, enfrentamos seguidos ataques de tatu canastra nas colmeias, que afetaram muito a produção de mel. Na época, eu tinha 25 caixas com enxames. Com o Senar, a partir de 2019, aprendi a gerenciar as crises e reorganizar as metas, com foco na produtividade e sustentabilidade”, detalha.
Hoje, Rosana possui 16 caixas em sua propriedade e tem novos objetivos para seu negócio. “Minha meta é aumentar para 20 caixas em 2021, com a certeza de que é possível produzir mais, com menos”, conta.
0 comentário 176t6r

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP