CNA e Federações discutem Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja 424s33
A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quarta (7) para discutir, entre outros temas, o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, atualizado pela Portaria nº 306/2021, do Ministério da Agricultura. 5dn47
O objetivo do programa é fortalecer o sistema de produção da soja, unindo ações estratégicas de defesa sanitária vegetal com e da pesquisa agrícola e da assistência técnica na prevenção e controle da doença.
Com a portaria, fica estabelecido o calendário de semeadura da soja como medida fitossanitária complementar para racionalização do número de aplicações de fungicida e redução dos riscos de desenvolvimento de resistência do fungo às moléculas químicas utilizadas para o controle da doença.
Cada estado pode encaminhar as propostas de revisão do calendário atual de semeadura, relativo à safra 2021/2022, até o dia 31 de julho de 2021.
“Todo mundo tem que controlar a ferrugem asiática. É uma medida que compromete uma parte do custo de produção do produtor. Mas se deixar sem controle, provavelmente haverá perdas de safra, como aconteceu em 2005”, disse o presidente da Comissão, Ricardo Arioli.
De acordo com o levantamento do Consórcio Antiferrugem, na safra 2020/2021 foram registrados 376 focos de Ferrugem Asiática no Brasil, ante 213 no período 2019/2020.
Durante a reunião, os integrantes da Comissão também debateram o andamento das discussões sobre a regulamentação de uso de herbicidas relacionados aos novos eventos transgênicos de soja com resistência a Dicamba e 2,4D.
0 comentário 176t6r

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira