BP amplia pagamento de dividendos e recompra de ações após salto no lucro 4m515p
3c30x
Por Ron Bousso
LONDRES (Reuters) - A BP ampliou seus dividendos e um programa de recompra de ações após superar as expectativas com um lucro de 2,8 bilhões de dólares no segundo trimestre, impulsionado pelo aumento nos preços do petróleo e pela recuperação na demanda.
Os fortes resultados, sustentados por vendas maiores nos postos de combustíveis, reforçam o plano da BP de mudar o foco do óleo e gás para energias renováveis e de baixo teor de carbono, em um esforço para combater as mudanças climáticas, disse à Reuters o presidente-executivo da empresa, Bernard Looney.
"O fortalecimento do balanço e o excesso de fluxo de caixa nos permitem levar adiante nossa agenda em torno da transição energética", afirmou Looney.
As ações da BP avançavam 5,5% durante a manhã, ante ganhos de 2,4% do índice europeu de energia, mais amplo.
Na semana ada, rivais como Royal Dutch Shell, TotalEnergies e Chevron também haviam ampliado os retornos aos acionistas, refletindo uma recuperação da pandemia de coronavírus, que fez com que a demanda por energia despencasse.
A BP aumentou seu dividendo em 4%, para 5,46 centavos de dólar, após tê-lo reduzido pela metade --pela primeira vez em uma década-- em julho de 2020, a 5,25 centavos.
A BP também planeja recomprar 1,4 bilhão de dólares em ações nos próximos meses, após registrar geração de caixa positiva de 2,4 bilhões de dólares no primeiro semestre do ano, acrescentou a companhia.
0 comentário 176t6r

Minério de ferro se recupera depois que tribunal dos EUA bloqueia tarifas de Trump

Estoque de crédito no Brasil sobe 0,7% em abril, diz BC

Futuros de Wall St sobem com decisão de tribunal contra tarifas de Trump

Índices da China quebram sequência de perdas com bloqueio de tarifas por tribunal

BC diz que crédito dá sinais de desaceleração, mas ainda em ritmo elevado e requer cautela

Dólar sobe para perto de R$5,70 com cautela sobre IOF e influência externa