Desempenho do ovo em junho e no primeiro semestre de 2022 593nn
Em junho, o ovo registrou brevíssima recuperação de preço em relação ao mês anterior, obtendo no período valorização de 1,45%. Efeito do frio que, sem dúvida, afetou a produção? Ou do retorno das festas juninas que – também sem dúvida – demandaram volume muito maior que nos meses anteriores? 34r46
O fato é que – a depender do consumo normal – continua sendo difícil para o setor produtivo rear os custos, que continuam evoluindo mês a mês. E o ree é desafiante porque grande massa dos consumidores permanece com renda restrita ou, o que é pior, sem condições financeiras para ar, sequer, a alimentação básica.
Mesmo assim, o ovo alcançou em junho valor médio 23% superior ao do mesmo mês do ano ado, resultado que vai levar muita gente a destacar e criticar a “exorbitância” do aumento registrado. Note-se, porém, que, aos valores registrados em junho, o produto foi comercializado (atacado da cidade de São Paulo) por menos de R$5,00 a dúzia, 90 centavos a mais que em junho do ano ado. E, como mostra o Procon-SP – não foi comercializado ao consumidor por menos de R$10,00/dúzia. Ou seja: o problema não está no setor produtivo…
Em que pese o baixíssimo preço enfrentado na abertura de 2022 – em janeiro, o menor valor em 12 meses e o retorno a patamares do primeiro semestre de 2020 – o primeiro semestre foi encerrado com uma valorização de 20% sobre os mesmos seis meses do ano ado.
Ainda que esses índices venham a ser considerados elevados por quem desconhece o setor, o que ressalta nos últimos meses é a relativa estabilidade de preços do produto. Exemplificando, nos cinco meses transcorridos entre setembro/21 e janeiro/22 as cotações registradas variaram entre 10% e 8% abaixo e acima da média – amplitude de 18%entre valores mínimo e máximo. Já nos cinco meses subsequentes (fevereiro a junho de 2022) essa amplitude não ou de 6%, pois a variação entre cotações mínima e máxima ficou limitada a pouco mais de 3%.
0 comentário 176t6r

A imensa maioria dos mercados no mundo reconhece a força do sistema sanitário brasileiro, diz Fávaro na CRA

Estado do RS finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária

Em São Paulo, cotações do frango na granja e no atacado sofrem queda nesta terça-feira (26)

Preço da arroba suína em São Paulo cai 3,14% nesta terça-feira (27)

Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária em aves silvestres em Minas Gerais

Brasil negocia com UE e EUA regionalização de embargos comerciais para gripe aviária