1 € = US$ 1: Moeda europeia alcança pela 1ª vez paridade com o dólar nesta 3ª 1f4b1i
3c30x
O euro atingiu pela primeira vez na história a paridade com o dólar nesta terça-feira (12), segundo a Bloomberg. A força do dólar contrasta com a desvalorização da moeda europeia em meio diversos temores no bloco europeu, fazendo com que investidores privilegiem a moeda norte-americana.
“Meu sentimento é que uma grande fila de pedidos de compra a 1,00 está no mercado procurando reduzir a exposição vendida por meio de estruturas spot ou de opções”, disse à Bloomebrg Neil Jones, chefe de vendas de câmbio para instituições financeiras da Mizuho.
A desvalorização do euro acompanha preocupações com uma crise de energia no bloco, já que há grande dependência aos produtos russos e um corte no abastecimento. Um importante gasoduto está em manutenção e um impacto no fornecimento levaria a Europa a uma recessão.
Já o dólar se fortalece com as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) aumentará as taxas de juros mais rapidamente que o esperado para adequação ao cenário econômico atual do país.
“Não há nada de incomum ou extremo, tanto do posicionamento de mercado quanto da perspectiva de fluxo com euro-dólar em paridade”, disse George Saravelos, chefe global de pesquisa de moeda do Deutsche Bank AG. No entanto, ele pontua à Bloomberg que a redução da liquidez pode “gerar uma ação desordenada de preços nos próximos dias, pois grandes fluxos no mercado têm potencial para gerar maiores movimentos na taxa de câmbio”.
0 comentário 176t6r

Presidente do Conselho Europeu viajará ao Brasil para reforçar laços de investimento

Dólar reverte ganhos e fecha em baixa após governo recuar em medidas do IOF

Ibovespa reage e avança em pregão com IOF e novas ameaças de Trump sob holofote

Perspectiva de não consolidação fiscal contamina ativos e impacta política monetária, diz Picchetti, do BC

UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre ameaça de tarifa de 50% de Trump

Zucco pede convocação de Haddad para explicar barbeiragem econômica do IOF: "Governo atropela a lei e confisca o bolso do brasileiro"