China planeja fundo de seguridade social 'maior e mais forte' para ajudar sociedade envelhecida 2h6j4f
3c30x
HONG KONG, 20 de agosto (Reuters) - A China reforçará seu fundo de seguridade social de 2,88 trilhões de yuans (US$ 406 bilhões), tornando-o "maior e mais forte" para ajudar a sustentar sua população que envelhece rapidamente, à medida que o número de novos nascimentos e de força de trabalho mais jovem para sustentar seus idosos diminui.
O Fundo Nacional de Seguridade Social responderá "efetivamente" ao envelhecimento da população e "melhorará o mecanismo de políticas para o desenvolvimento do setor de cuidados a idosos", disse o secretário do partido do fundo, Ding Xuedong, em comentários feitos no jornal do Partido Comunista, o Study Times, na segunda-feira.
Na próxima década, cerca de 300 milhões de chineses se aposentarão — quase o equivalente a toda a população dos EUA. Uma em cada duas pessoas com mais de 65 anos na região da Ásia-Pacífico viverá na China até 2040, estima a Euromonitor.
O fundo, criado em 2000, é um "fundo de reserva estratégico para as necessidades da previdência social durante o período de pico do envelhecimento populacional e o lastro do sistema de previdência social do meu país", disse Ding.
A China já entrou em um estágio de envelhecimento moderado, disse Ding, acrescentando que o envelhecimento severo na próxima década significa que "a urgência e a dificuldade de expandir e fortalecer o fundo de reserva estratégica são sem precedentes".
A Academia Chinesa de Ciências, istrada pelo Estado, prevê que o sistema previdenciário da China ficará sem dinheiro até 2035.
Ding disse que o fundo melhorará e expandirá a escala dos investimentos dos fundos de pensão, "divulgará ativamente informações financeiras importantes ao público" e realizará investimentos de "maneira aberta e transparente".
As divulgações visam estabilizar as expectativas das pessoas em relação aos cuidados com a terceira idade, disse ele.
O fundo aumentará o investimento no mercado de capitais nacional, "aumentando os investimentos de capital de longo prazo em áreas estratégicas e básicas relacionadas à economia nacional e aos meios de subsistência das pessoas".
Os investimentos serão aumentados em inovação científica e tecnológica e nova produtividade de qualidade, principais prioridades do governo, disse Ding.
($1 = 7,1363 yuan renminbi chinês)
Reportagem de Farah Master e da redação de Pequim; Edição de Kim Coghill
0 comentário 176t6r

Governo central tem superávit primário de R$17,782 bi em abril com ganhos de arrecadação

Ações europeias caem por incerteza comercial após tribunal bloquear tarifas de Trump

Governo Trump minimiza decisão judicial que bloqueou tarifas abrangentes

Powell se reuniu com Trump na Casa Branca, diz Fed

Presidente do Fed de Chicago diz que se as tarifas forem evitadas, a taxa de juros pode cair

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS