Plantio da safra 24/25 começa, mas cenário ainda é de atraso nos fertilizantes qs64
Plantio da safra 24/25 começa, mas cenário ainda é de atraso nos fertilizantes qs64
O plantio da safra de verão 2024/25 chegou e algumas regiões já iniciaram suas atividades, porém a compra de fertilizantes segue atrasada, ficando em torno de 90% na média do país, o que também impacta nas entregas dos insumos.
O Diretor de Distribuição da Mosaic, Luís Arruda, aponta que ao longo de todo o ano as compras ficaram entre 10 e 15 pontos percentuais atrasada em relação as médias históricas. Neste momento, estados como Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul estão bem comprados, mas ainda há atrasos em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Na visão de Arruda, a relação de troca de fertilizantes teve momentos bastante desfavoráveis aos produtores, o que contribuiu para a demorada na tomada de decisão de compra, que precisou acompanhar os bons momentos de mercado.
Reflexo desse quadro agora é a dificuldade na entrega dos insumos. O diretor relata que há um gargalo no momento, com alguns portos registrando filas de mais de 50 dias.
Já pensando na segunda safra de 2025 o quadro é semelhante, com compras por volta de 10 pontos percentuais atrasadas. Na visão de Arruda, é interessante o produtor começar a olhar com atenção o mercado para fertilizantes do milho safrinha 25, já que há boa relação de troca no momento para muitas formulações.
Confira a entrevista completa com o Diretor de Distribuição da Mosaic no vídeo.
0 comentário 176t6r

Câmara e Senado participam do 11º Fórum Parlamentar do BRICS para debater o papel dos Parlamentos na construção de uma governança global mais inclusiva e sustentável

Setor celebra o Dia do Trabalhador Rural com liderança em empregos e alta valorização profissional

Nova cultivar de feijão carioca da Embrapa garante mais produtividade e qualidade de grãos

Publicada classificação de risco por país no Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR)

CVM amplia o de cooperativas ao FIAGRO e fortalece financiamento do agronegócio

Potencial de irrigação no Brasil pode atingir 54 milhões de hectares