Camex suspende aplicação de direito antidumping contra refratários da China e México 4k1s5y
3c30x
SÃO PAULO (Reuters) - A Câmara de Comércio Exterior (Camex) suspendeu aplicação de direito antidumping aplicado sobre produtos refratários básicos produzidos na China e no México por até um ano, prorrogável por igual período, segundo decisão publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.
O direito antidumping havia sido aplicado em 2013 após reclamação aberta no final de 2011 pela fabricante brasileira de produtos refratários Magnesita, que "após a implementação da medida antidumping, foi a principal beneficiada", afirmou a Camex na resolução desta terça-feira. Na ocasião, os produtos chineses foram sobretaxados em 536,5 dólares por tonelada e os mexicanos em 370,5 dólares.
Os refratários básicos magnesianos que eram alvo da medida antidumping brasileira são usados em uma série de indústrias, incluindo siderúrgica, por empresas como Usiminas, CSN, Gerdau e ArcelorMittal. O material é aplicado como revestimento interno em alto fornos, evitando que o aço acima de 1.500 graus Celsius entre em contato com as paredes dos equipamentos.
A decisão da Camex de suspender a aplicação do direito antidumping foi tomada diante de alta dos preços internacionais dos refratários, algo que associado à desvalorização do real ante o dólar "vem desincentivando as importações e reduzindo a concorrência no setor de refratários no Brasil".
A Camex cita ainda mudança de postura da própria Magnesita, que foi alvo de uma fusão com a austríaca RHI, negócio concluído no final do ano ado.
Segundo o texto, a Magnesita ou "a defender, em 2018, a expansão dos concorrentes mundiais no mercado brasileiro, com maiores alternativas de oferta de matéria-prima", como forma a suprir necessidade nacional de consumo de refratários depois que a indústria local do produto começou a ver maiores oportunidades de exportação.
0 comentário 176t6r

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP