Governo do Paraná decreta situação de emergência por estiagem 704w5a
3c30x
SÃO PAULO (Reuters) - O governo do Paraná anunciou na quinta-feira decreto de situação de emergência por causa da estiagem que atinge o Estado desde dezembro, o que terá reflexos na empresa estadual de água Sanepar.
A companhia afirmou na noite de quinta-feira que o decreto estabelece que a empresa poderá "suspender ou restringir outorgas vigentes para usos (da água) diversos do abastecimento público e dessedentação de animais".
O decreto estadual valerá por 180 dias.
"A situação piorou com a falta de chuva, principalmente nas regiões de Pato Branco, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. A Sanepar faz um alerta e pede o uso consciente da água. A orientação é priorizar a água tratada para alimentação e higiene", afirmou o governo paranaense em comunicado à imprensa.
A estiagem, segundo o governo paranaense, já afeta o abastecimento de água e a produção agrícola, principalmente no Centro, Sudoeste e Oeste do Estado.
"Temos um cenário de poucas chuvas até setembro, outubro e os níveis dos reservatórios de água já estão baixos em grande parte dos rios do Estado, além da seca que já perdura em várias regiões", disse o coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, Fernando Schünig, em declaração a jornalistas.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
0 comentário 176t6r

Regiões já afetadas por trágicas cheias na Argentina devem receber mais chuvas neste final de semana

Massa de ar polar derruba as temperaturas e aumenta o risco de geadas

Governo do Paraná decreta situação de emergência por estiagem

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (23) para todo o Brasil

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm nos litorais de Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro

Cientistas dos EUA preveem uma temporada de furacões acima do normal para 2025