Presidente da Abapa participa de 1º Congresso Baiano de Direito e Agronegócio 5fu2o

Publicado em 09/05/2025 10:48

Direito e agronegócio podem parecer mundos distantes, mas estão conectados. A atuação jurídica é fundamental em todas as etapas da cadeia produtiva do agro — desde a elaboração de contratos até o cumprimento das normas que regem o setor. Por isso, garantir a segurança jurídica é fundamental para a longevidade de qualquer negócio agrícola. Com o objetivo de aprofundar o debate sobre os temas jurídicos que impactam diretamente o agro, o 1º Congresso Baiano de Direito e Agronegócio acontece nesta quinta (08) e sexta-feira (09), no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador. A presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto Costa, participou do de abertura, que teve como tema “Introdução às Cadeias Agroindustriais”.  O congresso foi promovido pela Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), do TJBA, em parceria com o Instituto Washington Pimentel. 57314e

O também contou com a participação de Renato Buranello, fundador do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA); Rosi Cerrato, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB); e Eduardo Brandão, diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). A moderação coube à diretora financeira da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Cristina Gross, com presidência do desembargador José Aras.

O debate abordou a importância do direito em todas as relações existentes entre os elos das cadeias produtivas. “Todos nós aqui presentes dependemos do agro para comer, vestir e morar. O que muitos não percebem é que o agro depende de vocês, do Judiciário. Segurança jurídica, no nosso país, é um verdadeiro 'insumo agrícola' — tão essencial quanto sementes, adubos e fertilizantes. Sem leis e regras claras, não conseguimos produzir com previsibilidade ou estabilidade”, afirmou Alessandra Zanotto Costa em sua fala.

A presidente também ressaltou o compromisso do setor com o cumprimento da legislação. “Temos leis ambientais e trabalhistas modernas, e o agro está diariamente empenhado em segui-las. Caso contrário, além das consequências legais, enfrentamos também o julgamento da opinião pública e do mercado consumidor, cada vez mais atento e exigente. É por isso que eventos como este são fundamentais: abrem canais de diálogo e fortalecem o alinhamento de propósitos. Todos buscamos uma sociedade mais justa, um mundo melhor”, concluiu.

Cristina Gross destacou a necessidade de um diálogo contínuo entre os poderes e o setor produtivo. “Precisamos aproximar Legislativo, Judiciário e Executivo do agronegócio, para que juntos possamos formular políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região”, defendeu.

O desembargador José Aras reforçou a importância do evento para o Judiciário baiano. “O Tribunal de Justiça da Bahia sente-se honrado em sediar esse congresso. O intercâmbio entre o Judiciário, a sociedade e o setor produtivo é essencial, e temos certeza de que muitos frutos positivos surgirão a partir daqui”, disse.

 Para o fundador do Instituto WP, Washington Pimentel, o grande mérito do evento foi reunir Estado, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil organizada, em torno de um mesmo tema.

“Nós estruturamos o congresso para primeiro, apresentar uma visão clara do que é o agronegócio. A partir disso, discutir os desafios do setor. Trouxemos produtores e representantes das cadeias produtivas para compartilhar informações e dar um panorama real do nosso agro. Assim, cada debate posterior parte de uma compreensão concreta da realidade do campo”, avaliou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 176t6r