Consumo de GNV cresce em maio com greve dos caminhoneiros, diz Abegás 2ml17
3c30x
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O consumo de Gás Natural Veicular (GNV) cresceu 13,9 por cento em maio ante o mesmo mês de 2017, diante do desabastecimento de combustíveis líquidos causado por uma histórica greve de caminhoneiros no país, apontou nesta quinta-feira a Abegás, associação das empresas distribuidoras de gás canalizado.
Foram consumidos 5,9 milhões de metros cúbicos/dia (m³/d) de GNV em maio, ante 5,2 m³/d no mesmo período do ano ado. Ante abril, houve uma alta do consumo de 1,6 por cento.
Em nota, o presidente-executivo da Abegás, Augusto Salomon, disse que o desabastecimento causado durante a paralisação dos caminhoneiros, que durou 11 dias em maio, impulsionou o consumo de GNV. A greve protestou contra os altos preços do diesel.
Segundo o presidente da Abegás, houve ainda um aumento médio de 60 a 70 por cento na procura pela conversão de veículos a GNV, o que resultará em aumento do consumo nos próximos meses.
"Incentivar o GNV é estratégico para o país. Por ser distribuído em tubulações, não depende do fornecimento por veículos. Além do mais, é menos poluente que os combustíveis líquidos, especialmente na comparação do diesel, o que faz dele uma alternativa para uso em veículos pesados, inclusive em transporte público municipal", afirmou.
O consumo de gás natural do Brasil em maio, no entanto, caiu 5,4 por cento na comparação anual, para 59,46 milhões de m³/d, com o recuo da demanda industrial, bastante impactada pela paralisação dos caminhoneiros, que reduziu a produção da indústria não só pela falta de insumos, mas também pela impossibilidade de circulação dos produtos acabados, mostrou a Abegás.
Na indústria, principal mercado consumidor de gás, houve uma retração de 2,63 por cento do consumo do insumo em maio, ante o mesmo mês de 2017, para 27 milhões de m³/d, segundo a Abegás. Na comparação com abril, houve uma queda de 3,64 por cento.
(Por Marta Nogueira)
0 comentário 176t6r

Zona Norte é a região de SP mais barata para abastecer com gasolina, etanol e diesel S-10, afirma Edenred Ticket Log

Maior biorrefinaria da América latina terá empreendimento dobrado no Brasil

Raízen assina memorando com SAFPAC para combustível sustentável de aviação, diz governo

Produção de etanol de milho do Brasil deve crescer 20% em 2025/26, diz Unem

Eficiência motiva maior exposição da Cargill em biocombustíveis no Brasil, diz Sousa

Inadimplentes no Renovabio poderão ter atividades suspensas e multas de até R$500 mi