Petrobras avalia subsídio ao diesel como positivo, eleva fatia de mercado 5x3n29
3c30x
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O programa de subvenção ao diesel, do governo federal, está sendo positivo para a Petrobras, já que a empresa está operando com rentabilidade e ainda aumentou a sua participação no mercado no país, afirmou nesta quinta-feira o diretor de Refino e Gás Natural da petroleira, Jorge Celestino.
O executivo afirmou que as importações de diesel por empresas concorrentes têm se mantido em menos de 10 por cento do total --com a estatal respondendo por quase todas as compras externas.
Nesta conjuntura, ele ressaltou ainda que a utilização do parque de refino da Petrobras segue em patamares relativamente elevados, por volta de 85 por cento.
Em entrevista a jornalistas durante a conferência Rio Oil & Gas, o executivo evitou fazer previsões sobre se as importações da empresa devem crescer ao fim do ano ou sobre o que ele acha que deve acontecer após o fim do programa de subvenção ao diesel, previsto para terminar ao final de 2018.
"Os resultados da subvenção para a Petrobras estão sendo positivos, porque a gente continua operando com rentabilidade nossas operações e aumentou o 'market share' também", afirmou ele após participar do encerramento do congresso no Rio de Janeiro.
O programa de subsídio, contudo, vem sofrendo críticas das empresa privadas. Elas dizem que a subvenção não compensa.
A respeito de investimentos em refino, o executivo afirmou que as conversas com parceiro para concluir as obras da refinaria do Comperj, no Rio, ainda estão acontecendo e que uma finalização do negócio não depende apenas da Petrobras.
A empresa já anunciou no ado que estava em conversações com a chinesa CNPC para concluir o Comperj.
"Estamos estudando as formas de fazer (o acordo para o Comperj). Está avançando, se Deus quiser vamos ver se conseguimos anunciar até o fim do ano", afirmou.
(Por Marta Nogueira)
0 comentário 176t6r

Zona Norte é a região de SP mais barata para abastecer com gasolina, etanol e diesel S-10, afirma Edenred Ticket Log

Maior biorrefinaria da América latina terá empreendimento dobrado no Brasil

Raízen assina memorando com SAFPAC para combustível sustentável de aviação, diz governo

Produção de etanol de milho do Brasil deve crescer 20% em 2025/26, diz Unem

Eficiência motiva maior exposição da Cargill em biocombustíveis no Brasil, diz Sousa

Inadimplentes no Renovabio poderão ter atividades suspensas e multas de até R$500 mi