Associação de produtores de biodiesel adere a solução do governo e leilão começa xl4i
3c30x
SÃO PAULO (Reuters) - A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) afirmou que está "aderente" a uma solução dada pelo governo de reduzir provisoriamente a mistura de biodiesel no diesel de 12% para 10% e de realizar um leilão nesta quinta-feira para abastecimento do mercado brasileira em setembro e outubro com esse percentual.
O leilão, que foi retomado às 14h, conforme informação da Ubrabio, foi remarcado para esta quinta-feira após a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informar ter cassado todas as liminares que impediam o certame.
A ANP entrou em disputa judicial com produtores de biodiesel após ter cancelado um leilão em andamento para mistura de 12% de biodiesel ao diesel, com o governo alegando problemas de oferta de matéria-prima e distribuidoras chamando a atenção para altos preços do biocombustível.
Procuradas, as outras entidades que representam os produtores, como a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Aprobio, não se manifestaram imediatamente. A Ubrabio disse que suas afiliadas representam mais de 40% do volume ofertado no leilão.
Após participar de uma reunião mais cedo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, disse que o sistema do leilão Petronet "serviu muito bem durante oito anos, mas pode ser objeto de aperfeiçoamento, sem prejuízo da continuidade dos leilões".
Ele disse ainda que a Ubrabio repudia as propostas relativas à importação de biodiesel, conforme defenderam integrantes do setor de distribuição e importação de combustíveis.
"Ressaltamos a falta de justificativa para importação de biodiesel pleiteada de forma oportunista, de curto prazo. Essas propostas se mostram oportunistas por, entre outras coisas, ignorarem a sustentabilidade social e econômica do programa de biodiesel, que ajudou a estruturar mais de 50 mil famílias de agricultores ao longo dos últimos anos", disse.
Porém ele reconheceu que o Selo Combustível Social merece análise e revisão, mas com participação também da ministra Tereza Cristina (Agricultura) e do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).
O presidente da Ubrabio afirmou que a entidade concorda em flexibilizar a mistura para o próximo leilão (L76), no limite de B11 --com 11% de biodiesel misturado ao diesel-- "mas com previsibilidade para que os produtores planejem a aquisição de matéria-prima".
"Isso (B11 para novembro e dezembro) ocorre em sintonia com os interesses da agregação de valor no país, onde o complexo soja é emblemático. A discussão sobre agregação de valor e a estruturação de uma política de equalização do complexo soja podem contribuir para a redução do desemprego e viabilização da reforma tributária", disse.
No Brasil, mais de 70% do biodiesel é produzido a partir de óleo de soja, oleaginosa que vem sendo muito demanda para a exportação neste ano, principalmente pela China.
Os temas propostos, disse ele, serão também apresentados pela Ubrabio a comitê proposto pelo Ministério de Minas e Energia, que irá fazer um acompanhamento das prioridades do setor.
O comitê, segundo a Ubrabio, deverá contar com a participação dos produtores, distribuidores, Ministério da Agricultura e ANP, além da pasta de Minas e Energia.
(Por Roberto Samora)
0 comentário 176t6r

Zona Norte do RJ segue como o mais barato para abastecer com gasolina e etanol, afirma Edenred Ticket Log

Após recuo de 20,9% no diesel, especialista do PR mostra como ampliar ainda mais a economia em frotas

Zona Norte é a região de SP mais barata para abastecer com gasolina, etanol e diesel S-10, afirma Edenred Ticket Log

Maior biorrefinaria da América latina terá empreendimento dobrado no Brasil

Raízen assina memorando com SAFPAC para combustível sustentável de aviação, diz governo

Produção de etanol de milho do Brasil deve crescer 20% em 2025/26, diz Unem