Setor de biodiesel vai a Alckmin e busca “decisão urgente” sobre nova mistura 1l4g5q
3c30x
SÃO PAULO (Reuters) – Representantes da indústria de biodiesel do Brasil se reuniram nesta sexta-feira com o vice-presidente Geraldo Alckmin para levar informações que embasem uma “decisão urgente” do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) sobre a mistura do biocombustível no diesel, segundo nota da associação do setor Aprobio.
A indústria de biodiesel espera que a mistura atual de 10% de biodiesel no diesel seja elevada a partir de março, e aguarda uma decisão do órgão interministerial CNPE. Mas ainda não há informações sobre uma data para encontro desse conselho de assessoramento da Presidência da República.
É importante uma definição rápida do índice de mistura de biodiesel no diesel para o planejamento do setor, uma vez que o percentual influencia no volume de processamento de soja, a principal matéria-prima do biocombustível.
No Brasil, 65,76% da produção de biodiesel se deu a partir do óleo de soja em 2022, segundo dados da agência reguladora ANP. Quanto maior o processamento da oleaginosa, maior também é a disponibilidade de farelo de soja, usado como matéria-prima de ração animal.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) manteve nesta semana suas projeções para o ano, considerando a retomada do cronograma de aumentos da mistura, cuja resolução prevê 15% (B15) a partir de março.
Na véspera, após reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a Aprobio afirmou em nota que “o setor considera a possibilidade de uma evolução gradual, desde que a decisão seja em breve para garantir a organização da programação de suprimento e de produção”.
Procurado sobre o assunto, o Ministério de Minas e Energia não comentou imediatamente.
A Aprobio também disse que foi “muito positiva” a reunião realizada dos representantes do setor de biodiesel com o ministro. “Houve uma compreensão por parte do ministro da urgência da definição de um ambiente de previsibilidade.”
O governo anterior reduziu a mistura a 10% em 2022, citando questões relacionadas a preços de matérias-primas diante de uma quebra de safra de soja no Brasil. Pelo programa de biocombustível do país, o total de biodiesel misturado diesel na maior parte do ano ado deveria ter sido de 14%, ando a 15% em 2023.
(Por Roberto Samora)
0 comentário 176t6r

Zona Norte é a região de SP mais barata para abastecer com gasolina, etanol e diesel S-10, afirma Edenred Ticket Log

Maior biorrefinaria da América latina terá empreendimento dobrado no Brasil

Raízen assina memorando com SAFPAC para combustível sustentável de aviação, diz governo

Produção de etanol de milho do Brasil deve crescer 20% em 2025/26, diz Unem

Eficiência motiva maior exposição da Cargill em biocombustíveis no Brasil, diz Sousa

Inadimplentes no Renovabio poderão ter atividades suspensas e multas de até R$500 mi