Carlos Fávaro defende aumento da produção do biodiesel 6x295t

Publicado em 06/03/2023 17:12
Sinalização ocorreu durante visita do ministro à usina da BSBIOS, em o Fundo.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reafirmou sua posição favorável para que o governo conduza uma política reformulada, com planos de ação voltados à expansão sustentável do setor de biodiesel. “A sociedade tem que ficar sabendo o quanto o biodiesel faz bem para o meio ambiente, para economia e para a geração de empregos”, disse Carlos Fávaro. Nesta segunda-feira (06), ele visitou as instalações da usina de biodiesel BSBIOS, em o Fundo (RS). Fávaro esteva acompanhado do presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS). 3l282b

Elevar o teor de mistura do biodiesel ao óleo diesel é um dos pontos dessa iniciativa, já que estimula maior produção, com ocupação da capacidade ociosa (atualmente superior a 50%) das usinas. Agora em março, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) vai decidir o aumento da mistura dos atuais 10% para um teor que pode chegar a 15% de forma escalonada. Outros ministros, que compõem o CNPE, como Fávaro, já se declararam favoráveis à expansão do biodiesel: Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio e vice-presidente); Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

“Os investimentos para a construção de 58 usinas no país, como esta da BSBIOS, em o Fundo, consumiram dezenas de bilhões de reais. Quem investe por acreditar na política pública favorável aos biocombustíveis precisa encontrar um ambiente seguro, com previsibilidade e segurança jurídica. A FPBio está confiante que o governo saberá tratar esta questão com serenidade e seriedade. Se faz necessário elevar a mistura até um patamar de 15%, de forma escalonada, de acordo com o potencial produtivo das usinas”, disse Alceu Moreira.

Alceu Moreira: biodiesel é agente central de políticas públicas benéficas ao país

O presidente da FPBio lembrou que o biodiesel deve ser encarado pelo governo e pela sociedade como um produto que é muito mais do que um biocombustível. Ele é um agente central de políticas públicas que, bem conduzidas, podem proporcionar muitas vantagens aos brasileiros e ao país. Além dele, outras autoridades e especialistas afirmam que o biodiesel deve ser tratado pelo governo e pela sociedade como indutor de políticas públicas voltadas a gerar benefícios ao país em áreas como economia, saúde, meio ambiente, agropecuária, além de combustíveis.

“Definir o teor da mistura é fundamental para ser possível elevar a produção de biodiesel (o setor tem capacidade ociosa de 50%) e, com isso, reduzir as emissões de poluentes; minimizar os gastos com importação milionária de diesel; gerar oportunidades de promoção socioeconômica para milhares de agricultores familiares; dar destinação a excedentes de óleo de soja e também a óleos residuais e gorduras animais; e agregar valor às cadeias de soja e de proteína animal, com influência positiva aos consumidores sobre preços desses produtos; além de baratear o preço de  exportação de carnes pelo Brasil”, disse Alceu Moreira.

Usina de biodiesel contribui com quase 22% ao PIB de o Fundo

O parlamentar disse também que os estados têm no biodiesel um carro-chefe para movimentar a economia, no campo e nas cidades, como é o caso do Rio Grande do Sul, um dos principais estados produtores. A unidade da BSBIOS visitada pelas autoridades responde por 21,89% do PIB de o Fundo, informou Erasmo Battistella, presidente da companhia: “Isso mostra o impacto do biodiesel em toda a cadeia agrícola, produtiva e logística da região”..

“A atuação da FPBio este ano vai se concentrar em atrair cada vez mais apoio político, no Congresso, no Executivo federal e também nos estados para esta boa causa,  representadas pelos biocombustíveis, e, em especial, pelo biodiesel nacional”, afirmou o presidente da frente parlamentar.

Também participaram da visita Francisco Turra, ex-ministro e presidente do Conselho de istração da Aprobio (Associação dos Produtores de Biocombustíveis), o deputado federal Luciano Azevedo (PSD-RS), e o prefeito de o Fundo, Pedro Almeida; o presidente da Câmara Municipal, Alberi Nascimento Grando;  o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Airton Ferreira; e Carlos Fauth, presidente do Sindicato Rural da cidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPBIO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 176t6r