Clima: Quarta-feira de tempo aberto em boa parte do Brasil 536z1g
A frente fria continua estacionada sobre a Bahia nessa quarta-feira, onde irá manter o tempo fechado e com chuvas a qualquer hora do dia. Devido à presença dessa frente fria, um corredor de umidade se formou sobre a faixa norte do Brasil e com isso, a quarta-feira será mais um dia com chuvas não só sobre o Estado baiano, mais também sobre o norte de Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, extremo sul do Piauí, norte e oeste do Mato Grosso, leste do Pará e Rondônia. 466x4d
Essas chuvas no oeste da Bahia tem afetado muito as lavouras de algodão, onde já se pode observar sérios danos à cultura, por conta do apodrecimento dos botões florais. Além disso, a colheita da soja também está sendo prejudicada por esse excesso de dias chuvosos. Mas por outro lado, essas mesmas chuvas estão proporcionando boas condições ao desenvolvimento do milho safrinha e das demais culturas de 2ª safra, como sorgo e girassol. E esse padrão chuvoso deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana, o que causará ainda mais danos às lavouras de soja e algodão.
Já no restante do Brasil, a massa de ar seca e fria impede a formação de nuvens de chuvas e assim, a quarta-feira será mais um dia de tempo firme e sem previsões para chuvas em todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais (com exceção para a região norte), regiões central e sul de Goiás, central e sul do Mato Grosso e em todo o Mato Grosso do Sul. Porém, mesmo com essa ausência de chuvas sobre essas regiões, as condições se manterão razoáveis ao desenvolvimento do milho safrinha, café, cana de açúcar e hortaliças. Além de que esse tempo mais seco está beneficiando a colheita da cana de açúcar em toda a região Centro-Sul.
Contudo, uma nova frente fria está avançando pelo Sul do Continente e no sábado deverá provocar chuvas sobre a metade sul do Rio Grande do Sul e aos poucos esse sistema irá avançar sobre os demais Estados da região Sul e também do Sudeste, onde deixará o tempo instável e com possibilidades para ocorrência de chuvas não só sobre essas duas regiões mais também sobre todo o Centro-oeste. Assim, as condições para o milho safrinha se manterão favoráveis, mas em contrapartida, poderá afetar a colheita da cana.
Com relação as temperaturas, as mínimas continuarão amenas ao longo desses próximos dias, uma vez que a massa de ar polar ainda se encontra sobre o Sul e Sudeste, mas não há nenhum risco para formações de geadas e muito menos para qualquer outro tipo de dano que o frio possa vir a causar.
0 comentário 176t6r

Neva em alguns pontos do sul do país e ciclone extratropical causa fortes vendavais no RS

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (29) para todo o Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta para frio, chuvas intensas, ventos fortes e neve

A partir de hoje, frente fria que a pelo sul atinge também sudeste e centro-oeste

Frente fria avança pelo Sul e atinge Centro-Oeste e Sudeste nesta 4ª feira

Tempestade atinge o oeste do país a partir desta terça (27)