Inmet emite alerta para chuvas intensas para várias regiões produtoras nesta 6ª feira 33b60
3c30x
A sexta-feira (30) será marcada por chuvas intensas em boa parte do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo válido em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e também no Sul do Brasil.
De acordo com o Inmet, no extremo norte do Paraná, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, sul de Goiás e no Mato Grosso, são previstas chuvas que podem chegar até 50mm no dia e ventos intensos entre 40-60 km/.
Já para áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, o Inmet alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
A consultoria Climatempo destaca que a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera está estimulando a formação de novas áreas de instabilidade entre o Brasil e o Paraguai. "No decorrer desta sexta-feira, nuvens carregadas voltam a se espalhar sobre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O ar seco e muito quente predomina sobre o Nordeste e no Tocantins deixando estas áreas com pouca nebulosidade", afirma a previsão.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Previsão estendida
A atualização de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela istração Oceânica e Atmosférica (NOOA), prevê a continuidade das chuvas no Centro-Sul nos próximos sete dias.
No período entre 30 de setembro e 8 de outubro, o modelo norte-americano prevê chuvas entre 70mm e 90mm em áreas de Minas Gerais e no Espírito Santo. Também chove nos três estados da região Sul e no Mato Grosso do Sul, com volumes entre 25mm e 30mm.
A partir do dia 8 de setembro, o NOAA prevê a formação de um corredor de umidade com bons volumes de chuvas entre o Sudeste, Centro-Oeste e em áreas do Matopiba, com volumes entre 30mm e 50mm. Veja o mapa de previsão de estendida para todo Brasil:

Últimos cinco dias
Confirmando as previsões anteriores, a semana foi marcada por bons volumes de chuva no Centro-Sul do Brasil.
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os volumes mais expressivos foram registrados no Mato Grosso do Sul e no oeste do Paraná, com volumes de até 100 nessas áreas.
Choveu também em São Paulo, com acumulado entre 25mm e 50mm. Os mesmos volumes foram registrados no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Também choveu em áreas do Mato Grosso, Goiás, Tocantins e oeste da Bahia, com acumulados entre 20mm e 30mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias:

0 comentário 176t6r

Governo do Paraná decreta situação de emergência por estiagem

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (23) para todo o Brasil

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm nos litorais de Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro

Cientistas dos EUA preveem uma temporada de furacões acima do normal para 2025

Frente fria chega a SC e PR e, até o final de semana, segue para o sudeste

Tempo OK anuncia Adriana Sanchez como chefe de Estratégia Comercial