Previsão de chuvas do Inmet para maio indica volumes próximos ou abaixo da média no Brasil Central 6c3723
3c30x
De acordo com a previsão de chuvas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de maio deve ser marcado por chuvas próximas e abaixo da média, com volumes inferiores a 150 milímetros, sobre a faixa central do Brasil, incluindo a maior parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Apesar disso, segundo o órgão, em áreas do leste do Mato Grosso do Sul e centro-sul de São Paulo, a previsão indica chuvas acima da média, com valores que podem superar os 100 milímetros.
Mesmo com a previsão generalizada de precipitação baixo ou próximas da média, esses volumes tendem a ser suficientes para o manejo agrícola e o desenvolvimento das culturas de segunda safra, além da cana-de-açúcar e do café, conforme o que aponta o Inmet.
Chuvas acima da média, devem ocorrer no Nordeste do país, mais especificamente no centro-sul do Maranhão, oeste do Piauí, mas principalmente na costa do Ceará até a Bahia, com volumes que podem ultraar os 150 milímetros. Apesar disso, sobre localidades do norte do Maranhão e do Piauí, bem como no sul do Ceará, a precipitação acumulada pode ficar abaixo da média histórica.
Dessa maneira, considerando o impacto para áreas agrícolas dessas regiões, as chuvas mais regulares podem beneficiar os cultivos de segunda safra. Ainda assim, o Inmet destaca que, normalmente, sobre o Matopiba há uma tendência de redução das chuvas a partir de maio, que pode causar restrição hídrica em parte das lavouras de milho segunda safra.
Em praticamente toda a Região Sul, a previsão é de chuvas próximas e acima da média. O volumes devem ser inferiores ao normal apenas no oeste do Paraná, condição que, para o Inmet, pode comprometer o armazenamento de água no solo, prejudicando o desenvolvimento do feijão e milho segunda safra.
Temperatura
Quanto às temperaturas, a previsão indica que devem ficar acima da média em grande parte do país, com valores superiores a 22°C. Por outro lado, em áreas das regiões Sudeste e Sul, as temperaturas médias podem ser mais amenas, embora a previsão indique comportamento próximo e acima da média, os valores devem permanecer abaixo dos 20°C. Em localidades mais elevadas dessas regiões, a entrada de massas de ar frio poderá provocar queda da temperatura e os valores podem ficar abaixo dos 15°C.
0 comentário 176t6r

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm nos litorais de Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro

Cientistas dos EUA preveem uma temporada de furacões acima do normal para 2025

Frente fria chega a SC e PR e, até o final de semana, segue para o sudeste

Tempo OK anuncia Adriana Sanchez como chefe de Estratégia Comercial

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (22) para todo o Brasil

Previsão de baixas temperaturas com possibilidade de geada no Sul do país