IBGE: safra de feijão cresce 1,2% e deve fazer País atender consumo interno 3l1b1a
3c30x
O País deve colher 3,3 milhões de toneladas de feijão em 2017, 1,2% a mais do que o previsto em junho, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de julho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa para a área total plantada com feijão aumentou 0,8%. “Esse feijão deve ser suficiente para abastecer o mercado interno. Então não deve ter importação de feijão este ano”, previu Carlos Antonio Barradas, gerente na Coordenação de Agropecuária do IBGE, lembrando que o consumo doméstico de feijão gira em torno de 3,35 milhões de toneladas.
A 1ª safra de feijão está estimada em 1,6 milhão de toneladas, aumento de 1,6% ante o esperado em junho. A melhora é devida à reavaliação das estimativas da Região Nordeste, onde houve um aumento de 22,1 mil toneladas e que representou 5,2% a mais que em junho.
A 2ª safra de feijão, porém, teve queda de 0,9% em julho ante a estimativa de junho, acompanhando o recuo de 3,9% no rendimento médio. Houve redução na expectativa de produção da 2ª safra da leguminosa nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.
Em relação à 3ª safra de feijão, a previsão é de aumento de 5,3% na estimativa da produção em relação à ada. São Paulo teve aumento de 30,9% na área plantada, alta de 21,7% no rendimento médio e avanço de 59,3% na produção.
0 comentário 176t6r

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária