Safra do Ceará triplica em novembro mesmo com açudes vazios 4i116l
Mesmo com o nível dos reservatórios ainda em situação crítica, a produção de cereais, leguminosas, oleaginosas, frutas frescas e ainda tubérculos e raízes registrou bom índice neste mês de novembro em comparação com o mesmo mês do ano ado. Os dados com o crescimento na produção foram divulgados nesta terça-feira (12) no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). 2q4v6o
A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, como o feijão-de-corda, milho, fava, soja, amendoim e algodão, cresceu 195,17% em relação ao mesmo período de 2016. Em novembro de 2016 foram produzidas apenas 187.731 toneladas contra 554.130 toneladas deste ano.
Preços
Segundo o analista de mercado da Ceasa-CE, Odálio Girão, esse bom desempenho reflete diretamente nos preços dos produtos comercializados. “Esse satisfatório crescimento que foi apontado na pesquisa reflete no bolso no cliente. O preço, por exemplo, do feijão-de-corda ficou estável neste segundo semestre. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, o preço não só do feijão, mas também do milho, arroz e soja ficaram mais em conta”, disse.
A produção dos frutos secos - com destaque para a castanha de caju - também teve uma alta. Até novembro deste ano, foram colhidas 54.148 toneladas de frutos secos. Em relação à safra anterior de 30.968 toneladas, a variação foi de 74,85%.
Os de tubérculos e raízes destaque para a macaxeira e batata-doce. A safra no momento registra 416.374 toneladas. Um aumento de 22,96% em relação ao mesmo período do ano ado.
O único item que apontou queda foi a produção de frutos com rendimento expresso (abacaxi e coco). Em comparado ao obtido na safra anterior a variação foi negativa de 28,28%. Odálio Girão explica que ambos os produtos ainda se recuperam dos seis anos de seca. Estados como Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e Alagoas ajudam abastecer os mercados cearenses.
Leia mais em G1.
0 comentário 176t6r

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária