IAT entrega à C.Vale licença de instalação para unidade que vai gerar 1.500 empregos na obra 5t6n3e
O Instituto Água e Terra (IAT), órgão pertencente à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, emitiu a licença de instalação para uma esmagadora de soja da cooperativa C.Vale, de Palotina, no Oeste do Estado. O novo empreendimento vai gerar cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos durante as obras de construção e 580 postos de trabalho quando entrar em funcionamento. 6u2i2c
O documento foi entregue pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ao presidente da C.Vale, Alfredo Lang, nesta sexta-feira (28). O encontro seguiu os protocolos para prevenção da Covid-19, com distanciamento social, máscara e álcool em gel.
As indústrias e unidades de produção da C.Vale possuem tratamento de dejetos e ações de proteção ao meio ambiente. “É uma satisfação liberar uma obra para uma cooperativa que, além de cumprir todos os requisitos de sustentabilidade, entrega um produto saudável e ajuda a cuidar do meio ambiente”, disse o secretário Márcio Nunes.
O presidente da cooperativa, Alfredo Lang, destacou que a licença de instalação foi recebida com alegria pelos mais de 800 produtores associados no Paraná. “É o primeiro o para a realização de um sonho antigo dos nossos associados. Isso nos dá condições de seguir ampliando a produção de peixes, frangos e suínos”, afirmou.
A C.Vale, segundo seus dirigentes, incentiva junto a seus produtores associados ações de cuidados ambientais, como recolhimento de embalagens de agrotóxicos, recuperação de matas ciliares e plantio de árvores para geração de energia limpa e renovável, além de trabalhar com a educação ambiental.
A própria C.Vale será a maior cliente da esmagadora de soja, que será utilizada para extração de óleo produzido à base de grãos, especialmente da soja e de milho.
A Licença de Instalação foi emitida por intermédio do Escritório Regional do Instituto Água e Terra em Toledo. Com a nova unidade, a cooperativa vislumbra um horizonte que agrega a sustentabilidade, tanto econômica quanto ambiental.
ESTRUTURA – Em todo o País, a C.Vale possui 156 unidades de negócios, mais de 23 mil associados e cerca de 11 mil funcionários. As unidades estão espalhadas pelo Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, além do Paraguai.
O secretário estadual de istração e da Previdência, Marcel Micheletto, destacou que a C.Vale cresce com planejamento e vai ajudar no desenvolvimento do Estado. “A cooperativa é sinônimo de produção com qualidade e eficiência”, assegurou.
Para o presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, também presente na entrega da Licença de Instalação, a cooperativa é uma referência na produção de proteína animal com sustentabilidade. "Destaca-se na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, peixe e suínos, além da prestação de serviços", disse.
0 comentário 176t6r

Matéria sobre testes de gripe aviária com certificado vencido é FALSA

Suínos/Cepea: Preços avançam maio com pequenas variações

Agrodefesa reúne a cadeia produtiva avícola goiana para discutir a situação da gripe aviária

Tocantins descarta influenza aviária altamente patogênica em granja comercial

Mais de 30 mercados já colocaram restrições ao frango do Brasil por gripe aviária

Mais de 30 mercados já colocaram restrições a frango do Brasil por gripe aviária