República Tcheca detecta 1º caso de peste suína africana em 5 anos 3o712w
Praga, 2 dez (Xinhua) -- A República Tcheca confirmou seu primeiro caso de peste suína africana pela primeira vez em quase cinco anos e veterinários estão tomando medidas para prevenir sua propagação, informou o Ministério da Agricultura tcheco na sexta-feira. 6i4z1r
A doença foi detectada em um leitão selvagem morto em Jindrichovice pod Smrkem, no norte da região de Liberec, perto da fronteira com a Polônia, de acordo com a istração Veterinária do Estado (SVS). Esta é a primeira detecção de casos desse tipo no país desde o início de 2018.
As autoridades delinearam uma zona de infecção de aproximadamente 200 quilômetros quadrados ao redor do local onde o leitão foi encontrado.
A caça de porcos selvagens será temporariamente proibida, mas o movimento da população na natureza será e as autoridades monitorarão a disseminação da doença na população de porcos selvagens.
"Todas as medidas tomadas visam principalmente impedir a propagação da doença na população de porcos selvagens e impedir que a doença chegue às fazendas domésticas de porcos", disse Petr Satran, diretor da seção veterinária da SVS, em comunicado à imprensa.
Segundo a SVS, a peste suína africana é uma doença aguda dos suínos semelhante à peste suína clássica, exceto que a doença tem uma taxa de mortalidade muito alta, próxima a 100%. Não é transmissível aos humanos ou a outras espécies animais.
O Ministério da Agricultura também anunciou na sexta-feira que um novo surto de gripe aviária foi confirmado em uma fazenda de patos na região da Boêmia do Sul do país e as autoridades estão tomando medidas para contê-lo. item final
0 comentário 176t6r

Coreia do Sul a a embargar apenas carne de frango do RS, diz ministro

Preço do ovo recua 7,2% no atacado em Porto Alegre após gripe aviária, aponta Cepea

Gripe Aviária: MAPA informa mais três suspensões à carne de frango do Brasil

Movimento do mercado dos suínos perde força e pressiona os preços para baixo nesta 6ª feira

Cotações do frango recuam até 6,2% nesta semana com gripe aviária e entrada da segunda quinzena do mês

Descartada suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em Santa Catarina