Mais de 30 mercados já colocaram restrições a frango do Brasil por gripe aviária 292ur
3c30x
SÃO PAULO (Reuters) - Mais de 30 destinos comerciais já impam algum tipo de suspensão temporária a importações de carne de frango vindas do Brasil após a confirmação de um foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul, segundo comunicado do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.
As restrições colocadas podem ser nacionais ou localizadas, apenas para a carne de frango do Estado gaúcho ou do município de Montenegro (RS), foco da gripe aviária.
De acordo com a pasta, suspenderam totalmente o produto vindo do Brasil os seguintes mercados: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.
Já um grupo de nove países tem suspensão válida apenas para a carne do Rio Grande do Sul: Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
Japão e Arábia Saudita, por sua vez, suspenderam as importações do produto de Montenegro (RS).
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, respondendo por quase 40% dos embarques globais.
Na véspera, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que países como a China não aceitarão cargas de carne de frango do Brasil que já estavam em navios, a caminho do destino, em meio à confirmação do primeiro surto de gripe aviária em granja comercial no Brasil.
A detecção do surto, anunciada na segunda-feira, coloca as empresas de processamento de carne, incluindo BRF e JBS, em uma situação difícil, pois lidam com custos logísticos adicionais e incertezas relacionadas à extensão dos embargos comerciais em andamento, desencadeados pela emergência sanitária.
O ministério disse nesta quarta-feira que permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, "prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso".
"As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível".
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário 176t6r

Matéria sobre testes de gripe aviária com certificado vencido é FALSA

Suínos/Cepea: Preços avançam maio com pequenas variações

Agrodefesa reúne a cadeia produtiva avícola goiana para discutir a situação da gripe aviária

Tocantins descarta influenza aviária altamente patogênica em granja comercial

Mais de 30 mercados já colocaram restrições ao frango do Brasil por gripe aviária

Mais de 30 mercados já colocaram restrições a frango do Brasil por gripe aviária