Brasil não testa vacas para gripe aviária apesar de casos de laticínios nos EUA 682e3n

Publicado em 28/05/2025 11:19

3c30x

PARIS, 27 de maio (Reuters) - O Brasil ainda não testou vacas para gripe aviária, apesar de centenas de casos no rebanho leiteiro dos EUA, porque está se concentrando em surtos em aves após o primeiro caso confirmado em uma fazenda neste mês, disse o veterinário-chefe do país na terça-feira.

O Brasil, maior exportador de frango do mundo, confirmou seu primeiro surto de gripe aviária altamente patogênica , comumente chamada de gripe aviária, em uma granja avícola no início deste mês, o que levou à proibição de vários grandes importadores.

A gripe aviária levou ao abate de centenas de milhões de aves ao redor do mundo nos últimos anos e afetou um grande número de mamíferos, incluindo mais de mil vacas leiteiras nos Estados Unidos , levantando preocupações de que ela poderia sofrer mutação para uma forma transmissível entre humanos.

"No momento, estamos cuidando da indústria avícola", disse o diretor veterinário do Brasil, Marcelo Mota, à Reuters, durante a sessão geral da Organização Mundial de Saúde Animal, em Paris.

A indústria pecuária não é muito grande na região e o Brasil cria principalmente vacas para corte, não para produção de leite, que se mostraram mais vulneráveis ​​ao vírus, disse Mota.

"O manejo do rebanho é diferente e por isso também faz parte das nossas decisões neste momento não considerar a situação como prioridade", disse Mota.

"Não queremos levantar preocupações onde não temos problemas", acrescentou.

A forte biossegurança nas últimas duas décadas e a concentração ao longo da cadeia de produção foram os principais motivos pelos quais o Brasil não relatou nenhum surto de gripe aviária em uma fazenda antes, disse ele.

"Nós percebemos que esse é um desafio para a vida toda", disse ele.

Reportagem de Sybille de La Hamaide; Edição de Emelia Sithole-Matarise

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 176t6r