Ucrânia limita exportação de trigo para farinha em 1,2 mi t até junho 4e2w6b
3c30x
(Por Pavel Polityuk)
KIEV (Reuters) - O governo da Ucrânia e tradings fecharam acordo limitando as exportações de trigo para farinha em 1,2 milhão de toneladas entre 1º de janeiro e 30 de junho, disse o Ministro da Agricultura, Oleksiy Pavlenko, nesta terça-feira.
Segundo um memorando assinado pelo ministro e por sindicatos de comerciantes, as vendas de trigo para farinha não excederão 900 mil toneladas no primeiro trimestre de 2015 e 300 mil toneladas nos três meses seguintes.
"A principal tarefa é assegurar um mercado de grãos previsível e transparente", disse Pavlenko em uma conferência de imprensa conjunta com agentes do mercado.
"O volume acertado (de exportação) será suficiente para cumprir todas nossas obrigações internacionais", disse o presidente do sindicato de tradings de grãos UZA, Volodymyr Klymenko.
Klymenko disse que, de acordo com o documento, as exportações de trigo para ração serão limitadas a 3,4 milhões de toneladas entre janeiro e junho, enquanto os carregamentos de milho serão de no máximo 13,2 milhões de toneladas no mesmo período.
A Ucrânia colheu um recorde de 24,1 milhões de toneladas de trigo em 2014. O consumo não ultraa 12 milhões de toneladas.
Ainda assim, o ministério está preocupado com um possível salto na demanda por trigo ucraniano devido à decisão da Rússia limitar vendas, propondo que tradings limitem as exportações de trigo para farinha a 400 mil toneladas em janeiro até fevereiro.
0 comentário 176t6r

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas